Início > Saúde > São Gonçalo reforça ações contra Aedes aegypti

São Gonçalo reforça ações contra Aedes aegypti

Publicado em:  29/02/2024

Conservação recolhe pneus abandonados e Vigilância reforça motofogs

Com o aumento dos casos de dengue em todo o Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura de São Gonçalo vem intensificando ainda mais o serviço de pulverização de inseticida para eliminar o mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya -, que é realizado durante o ano inteiro na cidade. O município também mantém equipe nas ruas, realizando a coleta de pneus abandonados, que acumulam água das chuvas.

De acordo com último levantamento realizado pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil do município nesta quinta-feira (29), foram registrados 92 casos de dengue. Não há registro de óbito confirmado na cidade até o momento.

Outro trabalho realizado pelas equipes da Vigilância em Saúde Ambiental é a visitação nas casas pelos agentes de controle das arboviroses, que orientam os moradores sobre os possíveis criadouros do mosquito e como eliminá-los. Os agentes aplicam larvicidas em ralos, caixas d’água, tonéis, calhas e onde mais pode ser um local para a reprodução do mosquito. Se encontram larvas, fazem a eliminação e/ou aplicam larvicidas, colocam telas nas caixas d’água e armadilhas para capturar os ovos, larvas e mosquito adulto.

A população também precisa colaborar, vigiar e eliminar, constantemente, os locais que facilitam a reprodução do mosquito (principalmente acúmulo de água limpa) e os seus focos.

Além das ações de pulverização de inseticida para eliminar o mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de São Gonçalo também realiza, através da Secretaria de Conservação, a coleta de pneus abandonados em vias públicas, que podem armazenar milhões de larvas, tornando-se grandes focos de proliferação do mosquito.

As equipes de Manutenção realizam as coletas diariamente em estabelecimentos como borracharias, auto centers e residências. Após a coleta, os pneus são alocados na Subsecretaria de Parques e Jardins. O cidadão gonçalense que deseja realizar uma denúncia para a retirada do pneu abandonado pode enviar uma mensagem para o número de contato da campanha “Limpa São Gonçalo”, que é (21) 97983-4086.

Atendimento nas unidades de saúde – A Secretaria de Saúde orienta os gonçalenses que tiverem com sintomas de moderado a grave da doença a procurarem as unidades de urgência e emergência para serem avaliados.  As unidades de urgência e emergência que funcionam 24h para os casos graves são as Unidades Municipais de Pronto Atendimento (Umpas) do Pacheco, Nova Cidade e Santa Luzia; e prontos-socorros Central (PSC) e Infantil (PSI), ambos no Zé Garoto.

Aqueles que estão com os sintomas leves podem procurar qualquer posto de saúde, clínica, PAM ou polo sanitário para atendimento, mesmo que não esteja com consulta agendada.

São considerados pacientes com sintomas leves da doença aqueles com febre, usualmente entre 2 e 7 dias, e que apresentem duas ou mais das seguintes manifestações: náuseas, vômitos (que cessam com medicação), dor muscular, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos e manchas avermelhadas no corpo.

Os sintomas mais graves são: dor abdominal, vômitos persistentes, pressão baixa, sensação de perda dos sentidos e da força muscular, cansaço, irritabilidade e sangramento das mucosas.

O Centro de Triagem (CT) ao Coronavírus, no Zé Garoto, realiza o exame de sangue dos pacientes que já têm encaminhamento médico. É importante ressaltar que os pacientes devem passar por uma consulta médica, ter o pedido do exame de sangue para depois seguir para o Centro de Triagem. A unidade não realiza o exame sem o encaminhamento.

Foto: Renan Otto