Início > Assistência Social > São Gonçalo reforça ações de acolhimento a pessoas em situação de rua

São Gonçalo reforça ações de acolhimento a pessoas em situação de rua

Compartilhe isso:


Publicado em:  31/05/2022

Integração entre Prefeitura e Governo do Estado garante efetividade nas operações

Duas semanas após dar início às ações de acolhimento a pessoas em situação de rua, o trabalho social segue em São Gonçalo. Os serviços assistenciais estão sendo realizados por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através das secretarias da Assistência Social e Políticas sobre Álcool e Drogas, em conjunto com uma equipe do programa RJ Para Todos. A Secretaria de Ordem Pública, por intermédio da Operação São Gonçalo Presente, tem dado apoio durante o processo de abordagem, além de realizações de patrulhamento de rotinas pelas vias públicas.

Com as ações, três vezes por semana, dez pontos de atuação já foram visitados pelas equipes. Os educadores e assistentes sociais oferecem acolhimento e apoio às pessoas em situação de rua na Praça Sargento Siber Mendonça, na Venda da Cruz; na Rua Doná Feira, em Neves, ao lado do Detran; na Praça Leonel Brizola, na Avenida Capitão Juvenal Figueiredo, no Colubandê; a Praça Nova Cidade, na Rua Doutor Nilo Peçanha; por toda a extensão da Rua Doutor Alfredo Backer, em Alcântara; na Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, no Rocha; na Praça Leonor Correa, na Trindade; e na Praça Doutor Luiz Palmier, no Centro. 

Os assistentes oferecem encaminhamento para o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), onde podem utilizar os serviços básicos de higiene pessoal e alimentação. E prestam auxílio para retirada de documentações, apoio com profissionais especializados, entre psicólogos, pedagogos e educadores sociais. 

Os pessoas acolhidas durante as ações de abordagens estão sendo encaminhadas para os comunidades terapêuticas e abrigos Centro de Acolhimento e Albergue da Misericórdia – destinado para homens -, ambos localizados em Vista Alegre, e no Associação Santa Rita de Cássia – destinado para mulheres -, no Colubandê.

Autor: Ascom
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content