Início > Saúde > São Gonçalo reforça ações em saúde

São Gonçalo reforça ações em saúde

Compartilhe isso:


Publicado em:  14/01/2023

Município vai ganhar novas unidades de atendimento

 A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, que sempre tem papel de destaque na administração pública, vem sendo protagonista das ações municipais na gestão do Capitão Nelson. São muitos feitos, obras e ampliação de serviços para a população nos primeiros dois anos de mandato.  

E, para 2023, a expectativa é a entrega de novos equipamentos, como o Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg), a Clínica Gonçalense do Colubandê e reforma de outras unidades de saúde. O município também está iniciando o processo de licitação para a construção do novo pronto socorro.  

Cievs – Implantação do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), que ajuda no monitoramento e na análise das informações relacionadas aos agravos e acontecimentos emergenciais em saúde pública de forma a desencadear ações para prevenção, combate e tratamento de doenças de forma oportuna. O sistema, pioneiro entre as cidades do Estado do Rio, garante as análises de dados em tempo integral. 

Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg) – Mais uma obra parada foi retomada após ficar por mais de dez anos abandonada. O prédio que iria abrigar a policlínica do Vila Três passou por novas intervenções, com obras de reforma, adequação e estruturação, que serão entregues este ano e irão abrigar o novo centro de imagens da cidade. A unidade também terá uma área exclusiva para receber o novo PAM Alcântara.

HCCOR – O Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, na Lagoinha, foi remodelado e entregue com novo nome: Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), que passou a realizar cirurgias eletivas de alta complexidade, como as cardiológicas e oncológicas. O HCCOR conta com quatro centros cirúrgicos e 49 leitos. 

Hospital Luiz Palmier – Uma das mais importantes unidades de saúde de São Gonçalo, o Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto, passou por reformas, melhorias e adaptações – tanto na parte física quanto na assistencial – para melhor atender aos gonçalenses. A unidade ampliou a oferta de exames e cirurgias, inclusive com a inclusão das cirurgias oncológicas (mama, ginecológica e de tireoide), mutirão para a cirurgia de hérnia e retomada das cirurgias de reconstrução de trânsito intestinal.

Em 2022, passou a oferecer cirurgias de amígdala e adenóide, antes nunca realizadas na cidade. Em janeiro de 2023, com a implantação do HCCOR, o HLP ampliou as cirurgias de clínica geral, urológicas e ginecológicas e deixou de realizar as cirurgias oncológicas e dermatológicas – que passaram para a Clínica Gonçalense do Mutondo. 

Pronto Socorro Central – O Pronto Socorro Central Dr. Armando Gomes de Sá Couto, no Zé Garoto, em São Gonçalo, foi selecionado pelo Ministério da Saúde para fazer parte do projeto “Saúde em Nossas Mãos: Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”. A unidade também passou por obras de adequação, ganhou mais sete leitos de Unidade de terapia Intensiva, mudou fluxo de atendimento e acolhimento e ampliou o número de atendimentos e cirurgias de urgência e emergência. O hospital também passou a oferecer ecocardiografia, endoscopia e ultrassonografia. A unidade de saúde, pela primeira vez na história de São Gonçalo, montou uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott). 

Espaço Rosa – A unidade, especializada na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e colo do útero, funciona com horário ampliado desde o início da nova gestão. A unidade também passou a oferecer nutricionista, intérprete de libras e oficinas terapêuticas e um número de whatsapp para facilitar o acesso às informações dos serviços oferecidos ((21) 99461-9389). A fila da mamografia, de mais de 12 mil pessoas, foi zerada com a aquisição de dois mamógrafos digitais. 

Implantação de espaço esportivo – O Espaço Esportivo para pacientes oncológicos oferece atividade regular durante todo o ano. As atividades são realizadas aos sábados na Rua Francisco Portela, ao lado do Centro Oncológico.

Aumento nos atendimentos dos polos, clínicas e PAMs – Os cinco polos sanitários (Zé Garoto, Portão do Rosa, Alcântara, Jardim Catarina e Rio do Ouro), três PAMs (Alcântara, Neves e Coelho) e três clínicas gonçalenses (Mutondo, Barro Vermelho e Arsenal) tiveram aumentos significativos tanto na quantidade das especialidades médicas oferecidas quanto na quantidade dos atendimentos. Na maior parte das unidades, os números triplicaram tanto em 2021 quanto em 2022.

Mais exames em clínica – A Clínica Gonçalense do Barro Vermelho passou a oferecer exames de raios-x e ultrassonografia. 

SAD – Pensando em um melhor resultado e solução das feridas abertas – tanto físicas quanto emocionais – a coordenação do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) implantou o projeto Lesão Zero. Com equipe multiprofissional, os pacientes são assistidos com a atenção voltada para a lesão, onde são avaliadas tecnicamente – além da abertura física – as suas condições nutricionais, psicológicas e sociais. 

Pronto Socorro Infantil – O PSI recebeu obras de manutenção corretiva e conservação e novos equipamentos e utensílios no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e nas enfermarias. Em 2022, passou a oferecer cirurgias de amígdala e adenóide, antes nunca realizadas na cidade. Antes da implantação na unidade, o serviço de otorrinolaringologia só era oferecido – ambulatorialmente, ou seja, só consulta – no Posto de Atendimento Médico (PAM) Alcântara. Agora, o serviço está completo, com consultas de avaliação, exames de videoendoscopia e videolaringoscopia e cirurgias. 

Leitos covid-19 – Os hospitais referenciados para o atendimento a pacientes com covid-19, inclusive o Pronto Socorro Infantil, nunca ficaram sem leitos disponíveis para atender a população, internando, inclusive, moradores de outras cidades. 

Vacinação contra covid-19 – Mais de 2 milhões de doses de vacina contra o coronavírus já foram aplicadas em São Gonçalo. Para levar a vacina para a população das localidades mais distantes, a Prefeitura de São Gonçalo levou a vacinação itinerante para vários bairros como Santa Isabel, Salgueiro, Palmeiras e Jóquei. 

Teste covid-19 – A cidade ampliou os pontos de testagem no período da fase alta de contaminação do coronavírus e permanece com pontos de testagem para adultos e crianças. 

Medidas restritivas – A secretaria atualiza as medidas restritivas de proteção à vida no combate ao coronavírus sempre que há mudanças no número de casos da doença na cidade. Pelos decretos são estabelecidos como comércios e demais estabelecimentos podem funcionar na cidade, após avaliação do gabinete de crise da covid-19, composto por integrantes de várias secretarias. Atualmente, a cidade está na fase normal controlada.

Vigilância Sanitária – A Vigilância Sanitária fiscalizou comércios para o cumprimento das medidas restritivas e autuou aqueles que não obedeceram as regras referentes à Covid-19. As ações aconteciam com as secretarias de Transportes, Ordem Pública e Meio Ambiente, com apoio da Guarda Municipal, Posturas, Ronda Ostensiva Municipal e Polícia Militar.

Sanitização – A sanitização contra a proliferação do coronavírus era feita pela Vigilância em Saúde Ambiental em todos os bairros da cidade e unidades de saúde quando a doença estava na fase de alta contaminação. Todas as escolas da rede municipal de ensino de São Gonçalo foram sanitizadas para o reinício das aulas.

Ações contra dengue, zika e chikungunya – A cidade mantém a pulverização de inseticida em todos os bairros para o combate ao mosquito Aedes Aegypti em todos os dias úteis da semana, mantendo as doenças sob controle na cidade.

Saúde mental – A secretaria inaugurou a nova emergência psiquiátrica no Hospital Luiz Palmier. Também foram reformados o Centro de Atenção Psicossocial do Centro, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil do Zé Garoto e o Caps II Paulo Marcos Costa, no Mutondo. Uma residência terapêutica foi entregue em Boa Vista. Há processo de compra em andamento de dez imóveis que servirão de residências terapêuticas (RTs) e construção de duas unidades em Vista Alegre. Elas servirão para desinstitucionalizar de vez aqueles que estão na Clínica Nossa Senhora das Vitórias.

Samu descentralizado – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi descentralizado para melhor atender as demandas da população. Há ambulâncias no Pacheco, Centro, Neves e Arsenal durante 24 horas. 

Maternidade – O serviço de proteção e apoio ao aleitamento materno da Maternidade Dr. Mário Niajar, no Alcântara, passou por reestruturação e aperfeiçoamento no atendimento. O objetivo é melhor atender e dar suporte às mães.

Escola da Defesa Civil – A Defesa Civil de São Gonçalo ganhou um núcleo da Escola da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (Esdec), que promove cursos de capacitação para funcionários do órgão e agentes comunitários que dão suporte à subsecretaria. 

Plano de contingência para chuvas – A Defesa Civil elaborou um Plano de Contingências para Chuvas que detalha as medidas a serem tomadas em situações de risco, principalmente em relação a transbordamento de rios e canais, alagamento de ruas e deslizamento de encostas nos dois anos de governo. 

SMS e sirenes para covid-19 – A comunicação sobre a vacinação e dados importantes sobre o coronavírus entre o Executivo e a população também foi feita pelo SMS da Defesa Civil, que era enviado para 60 mil pessoas cadastradas. As sirenes da Defesa Civil, instaladas em 25 locais da cidade, também repassavam as mensagens para a população. 

Brigadas de incêndio – Os hospitais e cemitérios da cidade receberam as brigadas de incêndio na gestão do Capitão Nelson. A iniciativa era pioneira no Estado do Rio de Janeiro. 

Saúde bucal – A Subsecretaria de Odontologia da Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo retomou os trabalhos de prevenção e promoção em saúde bucal com dois odontomóveis, qualificação das equipes da odontologia que atuam nas unidades de Saúde da Família e implantação do atendimento odontológico para pacientes internados nos centros de tratamento intensivo dos hospitais da cidade. Também inaugurou consultório na Clínica Nossa Senhora das Vitórias para os pacientes psiquiátricos, um de emergência na Unidade Municipal de Pronto Atendimento (Umpa) de Santa Luzia e em unidades de saúde da família e postos de saúde que estão recebendo obras de revitalização. Os dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) de Neves e Barro Vermelho foram reestruturados, possibilitando menor tempo de espera para os atendimentos.

Tratamento pós-covid – A Clínica Gonçalense do Mutondo oferece tratamento especial para pessoas que ficaram com sequelas respiratórias e de musculatura pós-covid-19. O trabalho é desenvolvido por uma educadora física, duas vezes por semana.

Aleitamento materno – Mais uma sala de amamentação foi inaugurada na Unidade de Saúde da Família (USF) Ana Nery, no Gradim. A expansão para uma sala de posto de saúde é desdobramento do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno, que já atende na Clínica Gonçalense do Mutondo, dando orientações para as mães.

Ponto Azul – O Centro Especializado em Reabilitação (CER III), em Neves, São Gonçalo, passou a oferecer um espaço especial para os pais de autistas de todo o município. Denominado de Ponto Azul, o local oferece atividades diversas, mensalmente, com a equipe multiprofissional da unidade de saúde. 

Operação Saúde –  Projeto piloto criado para conscientizar os homens na Campanha Novembro Azul, em novembro de 2021, a Operação Saúde do Homem — desenvolvido pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo — ganhou forma permanente com o nome de Operação Saúde, passando a ser direcionada para homens e mulheres de todas as idades com ações durante todo o ano. 

Umpa de Santa Luzia – A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo assumiu a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Luzia, que antes era do Governo do Estado. O objetivo é integrar ainda mais os serviços de saúde oferecidos no município. A unidade passou por melhorias, reformas, manutenção dos equipamentos e recebeu um consultório odontológico de emergência. 

Clínica da Criança – A Clínica incluiu novas especialidades e reforçou com a contratação de novos médicos das especialidades já existentes, além de retomar as cirurgias eletivas. 

Oferta de exames – A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo contratou mais quatro clínicas que fazem exames de imagem para acelerar a fila de espera da Central de Regulação. Em janeiro de 2023, mais duas clínicas particulares de exames complementares (oftalmológicos, para o monitoramento da pressão arterial e ultrassonografias) foram incluídas como prestadoras de serviços para a cidade, dentro do Programa Saúde Não Pode Esperar. 

Postos de saúde revitalizados – A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo realiza obras de recuperação e adequação em várias unidades de saúde para entregar locais climatizados, com acessibilidade e espaços que proporcionam o atendimento mais humanizado. Mais de 10 unidades já foram entregues. 

PAM Neves – O Posto de Atendimento Médico (PAM) Neves vai ganhar novas instalações. As obras do novo prédio, que fica ao lado do atual ponto, estão em andamento e têm previsão de serem finalizadas este ano. A nova estrutura vai dobrar a capacidade de atendimento da unidade de saúde.

Clínica do Colubandê – Os moradores do bairro Colubandê vão ganhar uma clínica gonçalense novinha. A construção está em andamento e deve ser entregue até o fim do primeiro semestre de 2023. 

Maternidade Municipal Mário Niajar – A unidade de saúde teve todas as enfermarias reformadas, além de outros ambientes e os dois centros cirúrgicos passaram a realizar cirurgias. 

Exame inovador – As gestantes atendidas pela rede pública de São Gonçalo ganharam um serviço de triagem pré-natal em papel filtro do Laboratório Municipal Ana Nery, que rastreia 10 doenças. 

Farmácia Municipal – O Núcleo de Assistência Farmacêutica ganhou novo endereço no Centro da cidade. O espaço facilitou o acesso de cerca de 5 mil gonçalenses que vão ao local mensalmente. Antes, eles tinham que se dirigir para o São Gonçalo Shopping.

Novo Centro de Castração – O novo Centro de Atendimento Veterinário Municipal (Cavem), no Mutuá, foi entregue à população. Além das castrações, o Cavem tem atendimento ambulatorial, teste de esporotricose e vacinação contra a raiva.

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto e Júlio Diniz
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content