Início > Desenvolvimento Urbano > São Gonçalo reforça limpeza da rede de águas pluviais

São Gonçalo reforça limpeza da rede de águas pluviais

Publicado em:  15/01/2024

Operação Chuvas de Verão – Limpa SG atua em vários pontos da cidade

Após a forte chuva que atingiu a cidade de São Gonçalo nos últimos dias, equipes da Prefeitura de São Gonçalo estiveram nas ruas, logo no início desta segunda-feira (15), para realizar reparos e limpeza nas áreas mais atingidas. No momento, a Defesa Civil de São Gonçalo informa que o município está em estágio de observação.

Equipes do 4º e 5º Departamento de Conservação e Obras (DCO) realizaram, durante toda a manhã, o serviço de limpeza e desobstrução dos bueiros pelas ruas de Neves, Vila Lage, Engenho Pequeno e Morro do Castro. O objetivo do trabalho é garantir  a liberação das redes pluviais e o escoamento mais rápido da água.

Ainda da noite do último domingo (14), quando não foi mais registrada chuva forte na cidade, os trabalhos de limpeza foram intensificados em Venda da Cruz e Sete Pontes, bairros que tiveram grande índice pluviométrico. As equipes do DCO tiveram o auxílio de retroescavadeira para retirar o grande volume de lama das ruas.

Operação Chuvas de Verão – Limpa SG – Durante todo o ano, o Departamento de Conservação e Obras (DCO) da Secretaria de Conservação e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano trabalham para minimizar os impactos da chuva no município com ações de limpeza de bueiros, valões e rios.

O Programa Limpa Rio, realizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo, reforça a operação, com intenso trabalho de dragagem e limpeza na extensão do Rio Alcântara. Equipes trabalham diariamente no local visando a minimizar o impacto das chuvas no bairro.

Foto: Renan Otto