Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo reúne idosos em projeto Envelhecer com Saúde
30/07/2025
Unidades de saúde entram na campanha do Agosto Dourado
A primeira semana de agosto é dedicada à importância do aleitamento materno na área da saúde. O mês recebeu o nome de Agosto Dourado – mostrando o quanto é valiosa a amamentação exclusiva, já que compara o leite ao ouro. Dentro desse contexto, a Área Técnica de Alimentação e Amamentação (Atan) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo vai realizar ações educativas e de incentivo ao aleitamento materno nas unidades de saúde durante todo o mês.
A coordenação do Programa de Aleitamento Materno vai mostrar nas salas de espera das unidades, principalmente nos dias de consulta de pré-natal, a importância das mães terem uma rede de apoio para facilitar a amamentação, o que culmina em benefícios para a saúde da mãe e do bebê. O leite materno é o mais completo e essencial para os recém-nascidos e pode ser oferecido, com exclusividade, até os seis meses de vida.
“Ter uma rede de apoio é essencial para a mãe manter o aleitamento materno exclusivo e saudável. Sabemos das dificuldades das famílias, mas estamos nas unidades para ajudar e orientar. A rede é uma estratégia essencial do cuidado e deve ser mantida, pelo menos, nos primeiros seis meses de vida do bebê. Na Clínica do Mutondo, por exemplo, temos profissionais que formam o Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno para ajudar as mulheres desde a gestação”, explicou a coordenadora da Atan, Cássia Souza.
Toda a rede básica de saúde – postos e clínicas – está orientada a realizar palestras e rodas de conversa sobre o tema. Nas ações, os profissionais vão enfatizar a importância da amamentação e estimular a rede de apoio, envolvendo as pessoas mais próximas da gestante. As mães também poderão tirar suas dúvidas e receber mais orientações sobre os mitos e verdades do aleitamento materno, como qualidade do leite, amamentação cruzada, nova gestação, alimentação da mãe, entre outros.
Grupo e Sala de Apoio ao Aleitamento Materno
Independente de campanhas, a Secretaria mantém, durante todo o ano, o Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno na Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo. Na unidade, mamães e gestantes que precisam de ajuda e orientações sobre o aleitamento materno têm atendimento contínuo às segundas, terças e quartas, sempre das 9h às 17h.
As mães que fazem parte do grupo aprendem sobre as principais dificuldades da amamentação, recebem dicas para driblá-las e orientações – durante a gestação e no pós-parto. As mamães também recebem orientação nutricional, sobre introdução alimentar dos bebês, sobre os direitos da mãe e da criança e incentivo à doação de leite materno. O grupo também realiza o teste da linguinha.
Serviço
Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo
Rua Alfredo Backer, 358, Alcântara, em frente ao 7º Batalhão de Polícia Militar.
Telefone: (21) 3857-2139
Contatos: email: aleitamento.sg@gmail.com
Instagram: @grupoapoioaleitamentomaterno
Facebook: Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno
Programação Agosto Dourado
Dia 11: Clínica Municipal Gonçalense do Colubandê, às 10h; e USF Água Mineral, às 13h 12/08: Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo, às 9h30; e USF Ana Nery, Gradim, às 10h
Dia 13: USF Jardim Alcântara, às 9h
Dia 14: Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, Zé Garoto, às 10h
Dia 15: USF Pastor José Marcos Alves, Lindo Parque, às 8h
Dia 18: USF Hiparco Ferreira, Engenho do Roçado, às 9h; USF Carlos Chagas, Fazenda dos Mineiros, às 9h; e USF José Bruno Neto, Boa Vista, às 14h
Dia 21: USF Jardim Catarina V, às 8h; Clínica Municipal da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, às 10h; e USF Madre Teresa de Calcutá, Estrela do Norte, às 11h
Dia 25: USF Adolfo Lutz, em Amendoeira, às 10h
Dia 26: USF Marilea Cardoso, Jóquei, às 13h
Dia 27: Clínica da Família Marambaia, às 14h30; e USF São Miguel, às 15h
Dia 28: USF Ary Teixeira, Jardim Bom Retiro, às 10h
Dia 29: USF Luiz Paulo Guimarães, Laranjal, às 10h e USF Louis Pasteur, em Guaxindiba, às 13h
Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães
Notícias relacionadas
Mais Acessados