Início > Ordem Pública > São Gonçalo registra queda histórica nos índices de criminalidade

São Gonçalo registra queda histórica nos índices de criminalidade

Publicado em:  26/02/2022

ISP divulgou dados de janeiro de 2022; a cidade teve reduções de até 80%

As ações integradas entre as forças de segurança do Estado do Rio e do município, com destaque para a Operação São Gonçalo Presente, vem mostrando resultados positivos no combate à criminalidade. Vários delitos tiveram reduções relevantes no número de ocorrências, se comparados com o mesmo período do ano anterior.

Em janeiro deste ano, São Gonçalo registrou uma redução de 82,02% nas ocorrências relacionadas a roubo de carga, quando comparado ao mesmo período em 2021, sendo o menor número desde 2011. Foram 89 ocorrências em janeiro de 2021 contra 16 em janeiro deste ano, segundo o levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP).

A letalidade violenta vem logo atrás, como o segundo indicador que apresentou maior queda nos números. Foram 78,79% de queda em janeiro deste ano. Em janeiro de 2021, foram registradas 66 ocorrências contra 14 em janeiro deste ano.

Os roubos de rua também seguem em queda, com uma diminuição de 48,65%. Em janeiro de  2021, foram 446 ocorrências contra 229 em janeiro de 2022, alcançando uma diminuição de 217 registros no mês, o menor número desde 2005.

Outro fator que apresentou queda nos índices foi o roubo de veículo, com diminuição de 61,37% no registro de ocorrências no mês de janeiro de 2022, sendo a menor marca desde 2010.

O secretário municipal de Ordem Pública, major David Ricardo, disse que o município de São Gonçalo segue na direção certa e com estratégias adequadas para manter a população em segurança.

“Em primeiro lugar, este trabalho está sendo possível graças ao compromisso do prefeito Capitão Nelson com a segurança pública de São Gonçalo.  Além de mandatário da cidade, ele, como morador, quer deixar uma cidade mais segura para a população e para seus filhos e netos. Em segundo lugar, é importante destacar nossos policiais militares, que entenderam as diretrizes e têm se empenhado diariamente nas ruas da cidade com o propósito central de entregar segurança de qualidade. E não podemos deixar de citar o trabalho integrado do 7º BPM, Polícia Civil, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Ordem Pública,  que com planejamento conjunto e esforços bem aplicados, conseguem otimizar a alocação de seus efetivos com a busca sempre de resultados de excelência. Temos que buscar melhorar todos os dias, mas sabemos que, com esses indicadores, estamos no caminho certo. Gradativamente, alcançaremos o que mais desejamos: deixar a cidade pacificada”, disse o Major.

E o reconhecimento não vem só através dos números. Na população, a sensação de segurança está maior.

“O que muito tem nos orgulhado é o reconhecimento do cidadão gonçalense, que diariamente aborda nossos policiais nas ruas com uma palavra de gratidão e entendimento de que a cidade hoje vive seus melhores dias na Segurança Pública. Comprovando isso, a cidade ficou com os melhores indicadores de redução de criminalidade no Estado, algo histórico e que devemos comemorar, mas sem jamais perder o foco. Temos que agradecer a Deus por nos dar essa oportunidade única de abraçarmos a missão e fazer acontecer, dando aos goncalenses e visitantes uma cidade melhor, maior e fruto de muito orgulho”, finalizou o secretário.

A segurança pública sempre foi uma das prioridades do governo Capitão Nelson, que mesmo antes de assumir a Prefeitura já vinha buscando maior integração entre as forças de segurança e conquistou a expansão da Operação São Gonçalo Presente junto ao governador Claudio Castro.

“A cidade segue reforçando o patrulhamento das ruas e áreas comerciais, aliado a ações de ordenamento urbano, ocupação de comunidades carentes com a oferta de serviços de assistência social, esporte, lazer e saúde. O plano de segurança do município vem sendo executado com a participação de várias secretarias, com atividades e ações para levar também mais dignidade e cidadania a seus moradores. Estamos reconstruindo uma cidade que já é motivo de orgulho para o gonçalense”, garantiu o prefeito Capitão Nelson.