Início > Educação > São Gonçalo reinaugura Biblioteca Genebaldo Rosa

São Gonçalo reinaugura Biblioteca Genebaldo Rosa

Publicado em:  17/09/2019

A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo inaugurou, na manhã desta terça-feira (17), as novas instalações da Biblioteca Municipal Genebaldo Rosa, em sua sede própria na Travessa Uriscina Vargas, 36, no Mutondo. Com o conceito de biblioteca viva, o espaço conta ainda com acessibilidade, seis computadores e está pronta para fazer atendimento inclusivo, com um profissional habilitado com formação em Braille, Libras e NVDA (atendimento a deficientes visuais). Além disso, a biblioteca terá uma área de convivência para abrigar o café literário, contação de histórias e outras atividades ligadas à leitura.

Durante a cerimônia, o secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, contou um pouco da história da biblioteca e ressaltou a importância da reinauguração. “Prefeito, quero dizer que o senhor marca a história no município de São Gonçalo, na Secretaria de Educação, quando determina que o espaço da Educação venha a ser realmente da Educação. Hoje, estamos no espaço próprio, um sonho de todos da equipe pedagógica, estamos iniciando um processo a seu pedido com a biblioteca municipal, que será um espaço vivo, com espaços interativos, convidando autores de São Gonçalo, divulgando também a riqueza da Secretaria de Educação. Vamos implementar o Plano Municipal de Leitura, que hoje somente existe na cidade de Araruama. Daqui a alguns meses vamos ter onde a cultura e a educação aconteçam de maneira viva, para a formação dos nossos alunos”, afirmou o secretário.

O prefeito José Luiz Nanci lembrou Darcy Ribeiro e falou sobre a importância da Educação. “Ao falar de Educação, não podemos esquecer de Darcy Ribeiro, que tanto incentivou a cultura e principalmente a leitura. Se a educação fosse bem valorizada, não teríamos tanta violência. Por isso o único meio de combater tudo isso é com o incentivo à cultura e à educação. No meu governo temos esta preocupação. Quero agradecer as diretoras e professoras pelo excelente trabalho que estão realizando nas nossas escolas, em prol dos nossos alunos e a todos que trabalham por uma educação de qualidade em São Gonçalo”, finalizou o prefeito.

O presidente da Fundação Darcy Ribeiro, José Ronaldo Alves da Cunha, que fez parceria com a biblioteca, também participou do evento. “A Fundação Darcy Ribeiro apoia essa iniciativa e tem prazer de participar doando uma coleção de 50 títulos que foram selecionados por Darcy Ribeiro, de autores considerados necessários para conhecer o Brasil. A disseminação desta coleção para a Fundação e para o Brasil é muito importante para que possamos conhecer os brasileiros. A iniciativa da Prefeitura Municipal de São Gonçalo é muito relevante de abrir bibliotecas, somos parceiros nesta empreitada e parabenizo a todos os envolvidos neste trabalho de tamanha relevância para a cidade”, afirmou José Ronaldo.

Outra importante parceria foi feita com a Fundação Afrotribo, que doou três salas de leitura como explicou a presidente Ana Paula de Almeida. “A Fundação Afrotribo vai atuar com salas de leituras em três unidades, sendo uma no antigo 3º BI, no Colégio Municipal Presidente Castello Branco e no Degase, onde iremos trazer diversas atividades culturais e artísticas para São Gonçalo, vamos complementar a sala que está sendo inaugurada hoje. Vamos trazer toda a estrutura com estantes, livros. A inauguração vai acontecer no mês de outubro, juntamente com o 1º Festival Literário de São Gonçalo, que a ONG está organizando e será realizado no Partage Shopping”, concluiu Ana Paula.

Um dos momentos de destaque e descontração do evento foi a participação da estudante Luíza Cabral Silva, de apenas 7 anos, que fez um agradecimento. “Hoje eu vou fazer um agradecimento que é muito importante, sou Luiza, tenho 7 anos e estou cursando o 1º ano na Escola Municipal Luiz Gonzaga. Quero dizer que a biblioteca foi muito importante na minha vida, li o primeiro livro com 3 anos de idade, dentro da biblioteca, depois disso não parei mais, fiz visitas constantes e conquistei vários amigos. Senhor prefeito, quero falar como estou muito empolgada com a inauguração desta biblioteca, agradeço o secretário de Educação, Marcelo Azeredo, pois esta biblioteca fará parte da minha vida e de muitos outros que não têm dinheiro para comprar um livro e também não têm acesso à internet”, finalizou Luisa.

Representando o Projeto Acesso Cultural, que atua em conjunto com a Afrotribo, Alberto Rodrigues também falou sobre a importância do evento. “A reinauguração da biblioteca é um grande avanço no sentido de que o olhar ainda não foi perdido para a comunidade, para a sociedade. Essa biblioteca de hoje é uma resposta à democracia, é entendermos que para uma sociedade sadia é preciso livros abertos”, ressaltou Alberto.

Durante o evento, que contou com a presença de secretários municipais, subsecretários e representantes de diversos setores da sociedade e do governo, as crianças participaram também de uma contação de histórias com as professoras Sandra Lima e Elaine Furlani. O evento teve ainda a participação de alunos da Escola Estadual Municipalizada Mariana Sodré e da Creche Tia Madá.

A Biblioteca Municipal Genebaldo Rosa funciona de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h, com empréstimo de dois livros por usuário durante 14 dias. Para fazer a carteirinha basta apresentar documento de identidade e comprovante de residência. Segundo as bibliotecárias, moradores de rua também terão direito ao empréstimo de livro.

Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: Semed