Início > Assistência Social > São Gonçalo retoma atividades na Padaria Escola

São Gonçalo retoma atividades na Padaria Escola

Publicado em:  17/08/2021

Qualificação profissional é uma das prioridades do município

A reformulação do Curso de Panificação da Padaria Escola saiu do forno na manhã desta terça-feira (17), por determinação do prefeito Capitão Nelson, que visa, com a medida, minimizar os impactos socioeconômicos enfrentados por São Gonçalo neste período pandêmico. A qualificação, que teve início em 2004, encerrou as atividades em 2014. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, através da Subsecretaria de Proteção Social Básica, em parceria com o Programa Nacional de Promoção ao Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), do Governo Federal, traz de volta a proposta de qualificação profissional para facilitar a entrada no mercado de trabalho e a geração de emprego e renda. A fornada municipal terá capacidade para formar 60 novos profissionais da área a cada três meses. A produção da escola irá abastecer as instituições de acolhimento infantil do município.

O curso, que acontece no Cras de Vista Alegre, irá contemplar exclusivamente assistidos nas políticas de assistência do município, Atenção Básica e Especial, com idade a partir de 16 anos, através dos serviços e /ou programas: Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Criança Feliz; Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos (PAEFI) . O curso tem uma carga horária de 40 horas e os alunos serão divididos em quatro turmas, com 15 alunos cada, com as aulas sendo ministradas às segundas e terças, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

“Esse é mais um importante passo que estamos dando no governo. Logo no início da gestão, enfrentamos uma batalha muito grande, que foi o combate à covid-19, e não tínhamos outra saída senão intensificar a nossa capacidade de vacinação. Foi preciso um esforço de todas as secretarias nesse processo e vemos que a vacina e o empenho de todos deu resultado”, disse o prefeito Capitão Nelson, ressaltando as estratégias de retomada da economia que o município vêm desenvolvendo ao longo do ano.

“Tínhamos aqui um maquinário que estava parado já há alguns anos. O que deu certo em outros anos precisa seguir avançando. Desta forma, pedi ao secretário Edinaldo para colocar a Padaria Escola para funcionar, pois em um momento desse, de alto índice de desemprego, oferecer uma oportunidade das pessoas desenvolverem uma outra atividade é de suma importância. Gostaria de parabenizar todos os envolvidos”, finalizou o prefeito, que estava acompanhado do vice-prefeito, Sérgio Gevú.

A Padaria Escola irá capacitar os alunos para atuarem em toda linha de produção de uma panificação, com a confecção de pães, bolos, massa fina e outros, sob a batuta do professor Cláudio Márcio da Silva Marinho.

“Esse foi o primeiro pedido que o prefeito me fez ao assumir a pasta. Fizemos todo o levantamento do material, dos recursos que seriam necessários para a revitalização. O objetivo desse curso é passar todo o conjunto da obra, qualificando as pessoas no lado do empreendedorismo, sendo uma rede de serviços para que a pessoa possa, de fato, se reinserir na sociedade”, disse o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio, que destacou ser necessário avançar na questão da Economia Solidária no município para pensar em como escoar essa produção e essa mão de obra qualificada.

“No passado, a Assistência Social teve muito movimento, muitas realizações, mas naquele período o Governo Federal fazia um repasse em massa e isso veio se perdendo ao longo dos anos. Hoje, não recebemos nem a metade do que recebíamos e a missão foi retomar todos esses serviços sem todos os recursos que tínhamos antes. Estamos conseguindo avançar e a retomada da Padaria Escola é a prova disso. A retomada desse equipamento em um momento de crise econômica, agravada pela pandemia, tem uma relevância enorme para o nosso município”, completou o secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas.

O que é ACESSUAS?

O Programa Nacional de Promoção ao Acesso ao Mundo do Trabalho – ACESSUAS – TRABALHO, visa promover a inclusão dos usuários em situação de vulnerabilidade/ou risco social ao mundo do trabalho, através da formação profissional por meio de ações articuladas e mobilização social.

Foto: Renan Otto