Início > Esporte e Lazer > São Gonçalo retoma tradicional torneio de handebol da cidade

São Gonçalo retoma tradicional torneio de handebol da cidade

Publicado em:  25/09/2021

Clube Esportivo Mauá sediou o 4º Torneio de Handebol Master

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), em parceria com a Faesg, promoveu o 4º Torneio de Handebol Master, na manhã deste sábado (25), no Clube Esportivo Mauá.

O prefeito Capitão Nelson prestigiou o evento e destacou a importância de promover competições esportivas na cidade.

“O handebol de São Gonçalo sempre teve uma representatividade muito grande nas principais competições do país e até mesmo nos Jogos Olímpicos. Queremos cada vez mais incentivar, através da Secretaria de Esporte e Lazer, o cidadão gonçalense, seja da idade que for, a praticar um esporte e se dedicar para futuras competições, levando o nome da nossa cidade para o topo como era antigamente”, declarou o prefeito Capitão Nelson.

O torneio é formado por equipes de ex-alunos que participaram dos jogos escolares nas décadas de 80 e 70 na cidade.

“Queremos resgatar o DNA do handebol que São Gonçalo tem como tradição. Estamos buscando também novos rumos para o esporte na cidade”, secretária de Esporte e Lazer, Simone Monteiro.

A competição contou com a participação de quatro equipes masculinas, sendo elas Cejop, Colégio São Gonçalo, Colégio Paraíso e Icav. Além de duas equipes femininas, Charc e Mauá Universo São Gonçalo.

“São Gonçalo foi, por muito tempo, o maior centro de handebol do Brasil. Por falta de incentivo, o esporte acabou sendo esquecido. Para mudar esse cenário, a Semel e a Faesg retomaram com o Torneio de Handebol Master e seguem planejando um calendário com seleções permanentes para representar a cidade no próximo ano”, vice-presidente da Faesg, professor Alex Santos.

A cidade já revelou diversos atletas de renome, como a medalhista de ouro do handebol feminino nos Jogos Pan-Americanos de 1999 em Winnipeg, Zeze Sales. A gonçalense começou a praticar o esporte profissionalmente em 1995, pelo Clube Esportivo Mauá, e, no ano 2000, participou dos Jogos Olímpicos de Sidney.

“Poder voltar à quadra do Mauá com certeza é um dos momentos mais emocionantes da minha vida. Me sinto grata e honrada em poder reencontrar colegas da época em que treinávamos incansavelmente nessa quadra, e fico muito feliz em presenciar o handebol de volta à cidade de São Gonçalo”, disse Zeze, que participou do 4º Torneio de Handebol Master representando o Mauá Universo São Gonçalo.

Desde o início do mês de setembro, a Semel vem realizando competições esportivas pela cidade. As disputas estavam suspensas em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Apenas os projetos voltados para as comunidades haviam sido retomados pela atual gestão.

Neste domingo, a Semel promove as disputas do Campeonato Brasileiro de Muay Thai e Kickboxing, no Embaixadores Social Clube, às 10h.

Foto: Luiz de Carvalho