Início > Esporte e Lazer > São Gonçalo sedia 9º Campeonato Brasileiro de Muay Thai e Kickboxing

São Gonçalo sedia 9º Campeonato Brasileiro de Muay Thai e Kickboxing

Publicado em:  30/09/2019

Com o objetivo de incentivar o esporte e valorizar os benefícios das artes marciais, no último domingo (29), ocorreu o 9º Campeonato Brasileiro de Muay Thai e Kickboxing, a partir das 10h, no Embaixadores Social Clube. Dessa vez, a etapa aconteceu em São Gonçalo e contou com 350 atletas de cinco federações diferentes participando, sendo elas dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, através da Coordenação do Departamento de Esportes, em conjunto com a Federação Interestadual de Kickboxing e Artes Marciais do RJ.

“O esporte é um instrumento educacional que capacita crianças e jovens no processo de desenvolvimento pessoal e social. É importante essa questão de investir na representatividade desse esporte e de todos os outros, pois faz parte da vocação e tradição da nossa cidade. São Gonçalo possui muitos atletas e isso é um orgulho pra gente, pois levanta nossa autoestima e o reconhecimento do município”, declara o prefeito José Luiz Nanci.

No evento os atletas realizaram demonstrações das lutas das artes marciais de Kickboxing e Muay Thai, além das competições entre as federações. A colocação geral teve como primeiro lugar a Federação Interestadual de Kickboxing e Artes Marciais do Rio de Janeiro, o segundo lugar com a Federação do Estado do Rio Grande do Sul de Kickboxing e o terceiro lugar com a Liga de Kickboxing e Muay Thai do Estado de São Paulo. Já a quarta e quinta colocação ficaram com a Associação Zuk Uki Ryu de Karate de Minas Gerais e a Liga Rio Grande do Norte de Muay Thai, respectivamente.

Para o subsecretário de Esporte e Lazer, José Antônio Machado, a experiência dos participantes irá motivá-los para uma maior dedicação e pela certeza desse amor ao esporte e até como profissão no futuro. “O esporte é uma das melhores ferramentas de inclusão social, pois é um elemento de transformação de uma sociedade, juntamente há uma maneira de se viver melhor. Devemos pensar nos benefícios que podem ser levados aos mais jovens através da prática de exercícios e da disciplina que a arte marcial ensina. A prática de qualquer esporte fortalece os vínculos com a família, ajuda a disciplinar a criança e melhora a parte emocional e física, uma vez que trabalha conceitos de superação, empenho e autoestima”, informa.

O evento contou com a participação, além do prefeito José Luiz Nanci, do vereador Bruno Porto, que faz parte da Comissão de Esporte da Cidade; do subsecretário de Esporte e Lazer, José Antônio Machado, dos coordenadores da Semel, Lucio Portugal e Alexandre Ribeira, assim como outras autoridades e representantes competentes de instituições e academias do setor de artes marciais, Kickboxing e Muay Thai.

Autor: Raquel Muniz