Início > Assistência Social > São Gonçalo sedia capacitação do Programa Criança Feliz

São Gonçalo sedia capacitação do Programa Criança Feliz

Compartilhe isso:


Publicado em:  20/03/2023

Município é considerado referência nas ações de planejamento e metodologia

Com o objetivo de melhor preparar e qualificar os colaboradores do Programa Criança Feliz, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, através da Coordenação do Programa Criança Feliz, vinculada à Subsecretaria de Infância e Adolescência, está promovendo uma capacitação profissional intitulada como “Cuidados para o Desenvolvimento da Criança – CDC”, no auditório da Universidade Salgado de Oliveira, no bairro Trindade. 

O município de São Gonçalo foi escolhido para sediar a capacitação – que recebe coordenadores e supervisores de outros municípios – devido ao bom desenvolvimento das ações de planejamento e metodologia aplicada no Programa aos gonçalenses, além de ser considerado referência nos cenários estadual e nacional. 

O treinamento está sendo aplicado pela Coordenação e Multiplicação Estadual do Programa Criança Feliz, respectivamente representadas por Susilaine Duarte e Jaqueline Quintela, e pela Assessoria Nacional do Programa Criança Feliz, representada por Kênia Fontura. 

“O CDC é um método de extrema importância que, quando aplicado e disseminado aos profissionais do Criança Feliz, amplia o conhecimento no que se refere ao desenvolvimento infantil integral, considerando ainda a necessidade de abranger questões psicossociais e, se identificada uma demanda mais específica, ser encaminhada a profissionais e instituições competentes. Dessa forma, o Criança Feliz estará melhor instrumentalizado e capacitado com bases científicas apreendidas e pesquisadas no cenário internacional”, declarou Matheus Short, coordenador do Programa Criança Feliz.

A capacitação é baseada em evidências e pesquisas científicas a respeito do desenvolvimento infantil, que mostram como abordagens integradas, que incluem a nutrição, saúde e desenvolvimento psicossocial da criança, têm se mostrado mais eficazes do que estratégias mais restritas e menos articuladas. 

O treinamento visa preparar os colaboradores do Programa para trabalharem com as famílias com o objetivo de promover o crescimento saudável e o desenvolvimento psicossocial das crianças, trazendo assim benefícios sociais e de saúde pública, especialmente para as crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social. 

As equipes do Programa Criança Feliz atuam junto a gestantes, crianças na primeira infância e seus familiares na preparação da família para o nascimento do bebê e apoio o desenvolvimento infantil.

Participam da capacitação coordenadores e supervisores de São Gonçalo, Belford Roxo, Magé, Nova Iguaçu, Silva Jardim, Itaguaí e Rio Bonito, e também do estado do Rio Grande do Sul. 

A capacitação segue até a próxima sexta-feira (24), quando haverá entrega dos certificados para os participantes.

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content