Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo reduz taxa de mortalidade por infarto do miocárdio
01/05/2025
Palestra e oferta de exames acontecem no PAM Coelho
A campanha de conscientização do Outubro Rosa chegou ao PAM Coelho nesta quinta-feira (24). A ação contou com palestra de conscientização e realização de preventivo sem agendamento para as pacientes.
A palestra foi ministrada pelo mastologista e ginecologista João Cláudio de Sousa Caetano, que alertou as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama através da mamografia e do autoexame.
“Essa orientação é importante porque, além de alertar para a prevenção, também falamos sobre a faixa etária e fatores que diminuem ou aumentam o risco do câncer de mama. As mulheres de 20 e com mais de 74 anos, por exemplo, não precisam fazer mamografia. A incidência de câncer de mama nessa faixa etária é praticamente inexistente”, explicou o médico, que atende como ginecologista na unidade há 25 anos.
Manter uma boa alimentação, amamentar, evitar álcool, fumo e controlar o peso são fatores que ajudam a evitar o câncer de mama. “O câncer de mama é o que mais mata mulheres no mundo. Essa orientação é muito válida para esclarecer para as pacientes que elas devem ser protagonistas das suas histórias. Elas devem se amar, se cuidar e se tocar sempre, durante todo o ano”, disse a secretária de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo, Dra. Bianca Serour.
Programação Outubro Rosa
Atividades de orientação sobre a prevenção dos cânceres estão acontecendo em diferentes unidades de saúde municipais durante todo o mês de outubro. A carreta do mamógrafo móvel do Governo do Estado realiza mamografias e ultrassonografias para as pacientes agendadas pela Central de Regulação na Praça do Zé Garoto até a próxima quarta-feira (30).
O Polo Sanitário Washington Luiz, no Zé Garoto, realiza durante todo o mês de outubro, sempre de segunda a sexta, rodas de conversa, palestras de conscientização sobre o tema e preventivo – diariamente – sem marcação, das 13h às 17h. No Espaço Rosa, o preventivo sem agendamento ainda será realizado nesta sexta (25) e sábado (26).
Para realizar o preventivo, a paciente precisa estar três dias sem relação sexual, ter passado 10 dias da última menstruação e não pode estar usando pomadas, cremes ou ducha vaginal. Os documentos necessários são: identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.
Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Notícias relacionadas
Mais Acessados