Início > Saúde > São Gonçalo segue com ações de sanitização pela cidade

São Gonçalo segue com ações de sanitização pela cidade

Publicado em:  16/05/2021

Objetivo é conter contaminação da covid-19 e a proliferação do mosquito Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo atua para conter a proliferação do coronavírus. Uma das ações mais importantes é o uso do quaternário de amônia de 5ª geração, que tem a função desinfetante contra fungos, bactérias e vírus durante a sanitização. O produto é usado nas ruas da cidade através das motofogs e em alguns órgãos públicos através da motobomba. O objetivo principal é eliminar o vírus do ambiente, reduzindo o contágio entre a população.

A Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo realiza a limpeza dos espaços diariamente. O cronograma é feito baseado em dados informados pelo pelo setor de Vigilância Epidemiológica, que faz o levantamento de quais são os bairros com maior número de casos da doença. A aplicação do produto rompe a cápsula do coronavírus e o elimina do ambiente.

Nesta semana, os bairros Mangueira, Parada 40, Jardim Nova República, Covanca, Palmeiras, Paraíso, Jóquei, Boaçu, Neves, Itaúna, Patronato, Vila Candoza, Brasilândia, Venda da Cruz, Porto do Rosa, Gradim, Coelho, Rosane, Vila Iara, Tenente Jardim, Morro do Castro, Itaoca, Porto da Madama, Colubandê, Galo Branco, Engenho Pequeno e Mutuá serão contemplados.

Nos bairros, são usadas as motofogs com o quaternário de amônia de 5ª geração diluído em glicerina, que tem a mesma eficácia e tecnologia usada na China. Para eliminar o coronavírus nas unidades de saúde, hospitais e Centro de Tradições Nordestinas é usado o quaternário de amônia de 5ª geração diluído em água, que é aplicado por um veículo picape equipado com uma motobomba acoplada.

Inseticida – A Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo também realiza o trabalho de pulverização de inseticida para eliminar o mosquito Aedes aegypti – transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya – nas ruas dos bairros da cidade. Para este trabalho, também são usadas as motofogs, que são monitoradas por GPS e acompanhadas em tempo real pela Secretaria Municipal de Saúde.

A aplicação do produto, na semana de 17 a 21 de maio, será nos seguintes bairros: Lindo Parque, Maria Paula, Vila Candoza, Rocha, Colubandê, Eliane, Ieda, Estrela do Norte, Barro Vermelho, Fazenda dos Mineiros, São Miguel, Santa Catarina, Salgueiro, Zé Garoto, Centro, Vila Lage e Palmeiras.

Programação Sanitização:

Segunda-feira (17): Mangueira, Parada 40, Jardim Nova República, Covanca e Palmeiras

Terça-feira (18): Paraíso, Jóquei, Boaçu, Neves e Itaúna

Quarta-feira (19): Patronato, Vila Candoza, Brasilândia, Venda da Cruz e Porto do Rosa

Quinta-feira (20): Gradim, Coelho, Rosane, Vila Iara, Tenente Jardim, Morro do Castro e Itaoca

Sexta-feira (21): Porto da Madama, Colubandê, Galo Branco, Engenho Pequeno e Mutuá

Programação do controle de arbovirose:

Segunda-feira (17): Lindo Parque, Maria Paula e Vila Candoza

Terça-feira (18): Rocha, Colubandê, Eliane e Ieda