Início > Meio Ambiente > São Gonçalo segue com programa de capacitação ambiental

São Gonçalo segue com programa de capacitação ambiental

Publicado em:  16/08/2021

Agentes da Guarda Municipal participam de aula sobre geoprocessamento

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, segue dando sequência ao primeiro Curso de Capacitação do Grupamento de Defesa e Proteção Ambiental (GPAm), uma iniciativa do Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea), no Centro de Convivência Socioambiental da Mata Atlântica, na APA Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula. Nesta segunda-feira (16), os agentes do GPAm da Guarda Municipal participaram de uma aula sobre Noções de Geoprocessamento Aplicado ao Uso Ambiental. O programa atua sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação e visa elaborar, implementar e monitorar a política municipal de educação ambiental, buscando incentivar o desenvolvimento sustentável no município.

Durante a aula de Geoprocessamento Aplicado ao Uso Ambiental, os guardas aprenderam conceitos básicos de cartografia, tais como coordenadas geográficas, latitude, longitude, funcionamento do sistema de posicionamento global e do sistema de informação geográfica, além do uso de ferramentas atuais de geoprocessamento. Ao final da aula teórica, os agentes participaram de uma atividade prática, onde tiveram que indicar, com o uso da ferramenta Google Earth, uma área georreferenciada que necessite de um hipotético reflorestamento, com base no relatório de vistoria que deverá ser entregue posteriormente.

De acordo com o geógrafo e técnico em Meio Ambiente, Allan Medeiros, que ministrou a disciplina, é fundamental que os agentes do GPAm dominem a prática do uso de ferramentas mais simples de geoprocessamento, principalmente no que se refere à otimização dos registros de ocorrências.

“O agente do GPAm, às vezes, está no meio da mata, portanto, não possui endereço definido do local da ocorrência. Estes instrumentos que todos têm à mão e acabam não dominando com facilidade, como o Google Maps e o Google Earth, além de outros aplicativos da plataforma Android onde é possível capturar coordenadas junto a fotos que podem ajudar estes profissionais a obter referências espaciais de forma mais precisa. A ideia é trazer um pouco do curso para a prática de trabalho dos agentes, do dia a dia deles, utilizando ferramentas que auxiliem o trabalho dos guardas”, concluiu.

No decorrer do curso, iniciado em junho, os agentes desenvolveram a compreensão sobre o papel do GPAm e da Guarda Municipal; Ética, Cidadania e Direitos Humanos; noções de Geoprocessamento Aplicado ao Uso Ambiental, Promoção da Saúde, Comunicação não violenta, Manuseio de equipamentos; Poluição sonora e visual, Poluição Atmosférica; Poluição das Águas e Degradação do Solo, passando por questões como os principais danos ambientais que assolam as cidades, além do entendimento sobre a história, geografia e geomorfologia de São Gonçalo.

Grade: A grade curricular do curso de capacitação é segmentada em oito áreas de reflexão, com duração total de 164 horas, divididas em aulas teóricas on-line e presenciais durante a semana, além de atividades práticas e projeto de conclusão. O término do curso está previsto para o final de setembro.

Promea: Promea é uma importante ferramenta de educação ambiental, mostrando a importância da preservação ambiental na construção de um mundo mais sustentável para as gerações futuras. O programa atua sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, fazendo com que a educação ambiental esteja presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter escolar (formal) e não escolar (informal).

Foto: Renan Otto