Início > Saúde > São Gonçalo tem ações para incentivar aleitamento materno

São Gonçalo tem ações para incentivar aleitamento materno

Compartilhe isso:


Publicado em:  15/08/2023

No Agosto Dourado, município reforça conscientização junto às mães

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo, através do Programa de Aleitamento Materno, segue realizando as ações referentes à campanha Agosto Dourado na cidade. Nesta terça-feira, a Unidade de Saúde da Família (USF) Ana Nery, no Gradim; e a Clínica Municipal do Mutondo realizaram as suas atividades de conscientização sobre a importância do aleitamento materno que, neste ano, tem o tema: “Apoie a Amamentação: Faça a Diferença Para Mães e Pais que Trabalham”. 

A atividade faz parte da campanha mundial que nomeia o mês de Agosto Dourado, cor escolhida porque compara a amamentação ao ouro. O leite materno é o mais completo e essencial para os bebês e pode ser oferecido, com exclusividade, até os seis meses de vida. Por isso, o mês de agosto é marcado, mundialmente, na área da saúde por estimular o aleitamento materno.  

A ação na Clínica do Mutondo serviu para reforçar o que o Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno realiza durante todo o ano. Independente de campanhas, o grupo atende mamães e gestantes que precisam de ajuda e orientações sobre o aleitamento materno às segundas, terças e quartas, sempre das 9h às 17h. 

A USF Ana Nery também tem a sala de amamentação, onde haverá reuniões mensais com as gestantes, que aprenderão sobre as principais dificuldades da amamentação, dicas para driblá-las e orientações – durante a gestação e no pós-parto. 

Nas duas unidades, as mamães também recebem orientação nutricional, sobre introdução alimentar dos bebês, sobre os direitos da mãe e da criança, suporte, apoio emocional e incentivo à doação de leite materno.

“Hoje foi o pontapé para iniciar o grupo das gestantes no Ana Nery. As reuniões acontecerão mensalmente. A sala de amamentação funciona de segunda a sexta, cada dia com um profissional para as orientações como fonoaudióloga, nutricionista, enfermeiras e assistente social”, explicou a coordenadora geral de Nutrição da Secretaria de Saúde, Priscilla Vieira, que também anunciou mais uma sala de amamentação que será implantada na cidade. 

A partir de setembro, a nova USF José Bruno Neto, no Boa Vista, ganhará a sala de amamentação e será o primeiro ponto de coleta de leite materno de São Gonçalo. “Queremos implantar os pontos de coleta do leite na cidade e vamos começar pelo José Bruno Neto. Estamos capacitando os funcionários para a unidade se transformar em uma Ubam (Unidade Básica Amiga da Amamentação)”, disse Priscilla.

O José Bruno Neto será o projeto piloto de recebimento do leite materno para o Banco de Leite do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), em Niterói, que recolherá o alimento. “O objetivo é implantar a sala de amamentação em todas as unidades básicas de saúde e onde for viável, o ponto de coleta de leite”, finalizou Priscilla. 

 Toda a rede básica de saúde – postos e clínicas – está orientada a realizar palestras e rodas de conversa sobre o tema nas salas de espera das unidades, principalmente nos dias de consultas das gestantes. Na conversa, as mães podem tirar suas dúvidas e receber mais orientações sobre os mitos e verdades do aleitamento materno, como qualidade do leite, amamentação cruzada, nova gestação, alimentação da mãe, entre outros. 

Programação do Agosto Dourado

24/08: Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal, às 10h

30/08: Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara, às 10h

Autor: Ascom
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content