Início > Projetos Especiais > São Gonçalo tem crescimento significativo na prestação de serviços

São Gonçalo tem crescimento significativo na prestação de serviços

Publicado em:  29/12/2023

Números do aplicativo Colab atestam atendimento à população

O aplicativo Colab, dedicado a promover a interação entre os cidadãos e a gestão da Prefeitura de São Gonçalo, apresentou um crescimento substancial e impacto expressivo na oferta de serviços e atendimento de demandas, ao longo do ano de 2023. Implementada no município de São Gonçalo em setembro de 2021, por meio do Projeto Colabore SG, a plataforma conta com quase 40 mil usuários cadastrados.

Em outubro deste ano, a Prefeitura de São Gonçalo recebeu o prêmio de “Gestão Pública Colaborativa” pelo serviço oferecido através da plataforma Colab, uma ferramenta colaborativa que aproxima o governo do cidadão.

Trabalhando ao lado de diversas prefeituras, o Colab incentiva uma gestão pública mais digital e centrada, onde o cidadão pode realizar solicitações de zeladoria urbana, participar de consultas públicas e utilizar serviços públicos digitais.

Através do Colab, o gonçalense consegue solicitar a carteirinha da pessoa autista e da pessoa com síndrome de down, inscrição no programa habitacional Minha Casa Minha Vida, agendamento da pré castração de cães e gatos, cartão de estacionamento do idoso e estacionamento  PCD. Entre os serviços de zeladoria passíveis para solicitações estão reparos na iluminação pública, coleta de lixo irregular, poda de árvore, foco de mosquito dengue/zika, entre outros.

Ao longo deste ano de 2023, houve um aumento expressivo do número de usuários: passou de 16.956 em 2022 para 38.054 em 2023, demonstrando um aumento significativo na adesão e engajamento dos cidadãos com a plataforma. Só nos últimos quatro meses, observou-se um crescimento notável, com quase 6 mil novos usuários aderindo aos serviços digitais oferecidos pelo aplicativo Colab.

A demanda por esses serviços registrou um total de mais de 4 mil solicitações atendidas, marcando um avanço significativo no acesso aos serviços urbanos.

Foram emitidas 10 carteiras para pessoas com Síndrome de Down e 318 carteiras para pessoas autistas, ampliando a inclusão e acessibilidade na cidade.

Agendamentos – Ao longo do ano, o aplicativo viabilizou 465 agendamentos para o cadastro de atendimento no Programa Minha Casa Minha Vida e 3.675 pré-agendamentos para cirurgia gratuita de castração de cães e gatos do Centro de Atendimento Veterinário Municipal (Cavem).

Também foram emitidos 165 cartões de estacionamento para pessoas com deficiência e 537 para idosos, atendendo a uma demanda importante na mobilidade urbana inclusiva.

Zeladoria – As solicitações de zeladoria tiveram um aumento significativo de 92%, com um total de 27.521 solicitações em 2023. Além disso, as resoluções dessas demandas cresceram em 58%, chegando a 16.530, evidenciando uma resposta mais ágil e eficiente às necessidades da comunidade.

Diversos problemas urbanos foram solucionados, incluindo a resolução de 2.500 demandas de desobstrução de águas pluviais e mais de 6 mil lâmpadas trocadas para garantir iluminação pública adequada.

Consultas públicas – Houve um aumento expressivo nas consultas públicas realizadas através do Colab, passando de quatro em 2022 para 22 em 2023, reforçando o compromisso da comunidade em participar ativamente das decisões municipais.

O Colab é uma ferramenta essencial para fortalecer a participação social, promover transparência e eficiência na gestão pública, e incentivar uma comunidade mais engajada e colaborativa. Disponível gratuitamente para Android e iOS, o aplicativo convida os cidadãos a contribuírem para a melhoria contínua de São Gonçalo.