Início > Saúde > São Gonçalo tem mais de mil vagas para castrações de cães e gatos

São Gonçalo tem mais de mil vagas para castrações de cães e gatos

Compartilhe isso:


Publicado em:  17/01/2026

Atendimento acontece nos centros veterinários municipais do Mutuá e do Alcântara

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo oferece, mensalmente, mais de mil vagas para castrações de cães e gatos nos dois Centros de Atendimentos Veterinários Municipais (Cavems) do Mutuá e do Alcântara. Os agendamentos podem ser feitos, presencialmente, sempre de segunda a sexta (exceto feriados e pontos facultativos), das 8h às 11h.    

Para a realização do agendamento é necessário ser morador de São Gonçalo, ter mais de 18 anos, apresentar CPF, identidade e comprovante de residência. Cada morador tem direito a cadastrar um animal por CPF por mês. O serviço é gratuito, mas é pedido ao tutor a apresentação do exame de sangue para a realização da cirurgia com mais segurança.  

“Os Cavems não realizam o hemograma completo, mas o Conselho Regional de Medicina Veterinária aconselha que o tutor faça o exame. Ele deve ser levado no dia que a cirurgia foi marcada. O objetivo é evitar a castração em animais com doenças que não têm como detectar em exame clínico e que podem levar a complicações e até morte. O tutor que não levar o exame vai assinar um termo de responsabilidade para a operação ser realizada”, explicou a subsecretária de Saúde Coletiva, Thainá Fratane. 

Para a castração nos Cavems, os animais devem ter de seis meses a sete anos. Para os cães, o peso mínimo é de 5 quilos e o máximo é de 25 quilos. Não é realizada a cirurgia em animais braquicefálicos e raças pequenas como pinscher, yorkshire, shitzu, pug, buldogue francês/inglês, lhasa apso, boxer, boston terrier, shar-pei, pitbull, chihuahua, american bully e poodles. Também não são feitas castrações em gatos braquicefálicos como birmanês, shorthair e persa. 

Os Cavems funcionam de segunda a sexta, das 8h às 16h30. A unidade Mutuá fica na Avenida Paula Lemos, 307, em frente ao Colégio Santa Mônica. A unidade Alcântara fica na Rua Arthur Silva, 91, ao lado do Colégio Nossa Senhora da Paz.  

Outros serviços – Os Cavems também realizam consultas de baixa complexidade e vacinação antirrábica animal, curativos e aplicação de medicações injetáveis. A vacina antirrábica fica disponível durante todo o ano (enquanto tiver estoque disponível). O imunizante é aplicado sempre de segunda a sexta, das 8h às 16h, sem a necessidade de realizar agendamento ou pegar senhas. As consultas ambulatoriais são realizadas por ordem de chegada em dois turnos: manhã e tarde.  

O Cavem Alcântara tem dois consultórios e oferece 28 consultas por dia, de segunda a sexta: 14 durante a manhã e 14 na parte da tarde. No Mutuá, há um consultório e são oferecidas 14 vagas: 7 em cada turno. Para o primeiro turno, os tutores devem chegar até 8h para garantir as vagas. Para o turno da tarde, devem chegar entre 12h e 13h30. 

As unidades não realizam exames laboratoriais ou de imagem, não oferecem internações e não atendem casos de emergência. 

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content