Início > Saúde > São Gonçalo tem nova edição da Operação Saúde

São Gonçalo tem nova edição da Operação Saúde

Publicado em:  25/06/2022

Rodoviários receberam orientações no Sest/Senat

A Operação Saúde, desenvolvida pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, esteve no Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), em Tribobó, na manhã deste sábado (25). A ação atendeu a rodoviários e visitantes que participaram da final da Copa Sest/Senat de Futebol 7 Society 2022.

“Estamos traçando um perfil da saúde dos rodoviários de São Gonçalo. Fizemos o primeiro evento na Viação Fagundes no início do mês e agora participamos da Copa dos rodoviários. Além de mostrar todos os programas e serviços que a Secretaria oferece, o objetivo é traçar o perfil desses rodoviários, que na maioria das vezes, não têm tempo de cuidar da saúde. A cidade tem cinco empresas e queremos atingir todos os funcionários”, explicou a coordenadora do Neps, Aline Serra.

O evento levou todos os programas da Atenção Básica da rede municipal de saúde para a Copa de Futebol. No local, os participantes puderam conhecer e saber o que é oferecido nos programas da saúde do homem, mulher, população negra, criança e adolescente, hanseníase, tuberculose, diabetes, pressão alta, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), com distribuição de preservativos masculinos e femininos e contra o tabagismo.

Além de conhecer os programas, a ação levou testagem rápida de sífilis, HIV e hepatite; vacinação contra o coronavírus e gripe; teste rápido para detectar o câncer de próstata para os homens com mais de 50 anos; aferição de pressão e glicose e distribuição de cloro em pastilha para as pessoas que ainda não têm água tratada pela Vigilância em Saúde Ambiental.

“Aqueles que tiveram algum problema de saúde detectado, foram encaminhados para os tratamentos. Mas todos puderam conhecer e saber onde podem procurar ajuda quando precisarem de alguma assistência de saúde em São Gonçalo. Além de não terem tempo, muitos também não procuram atendimento por não saberem por onde e como começar”, finalizou Aline.