Início > Ordem Pública > São Gonçalo tem queda nos índices de criminalidade em 2021

São Gonçalo tem queda nos índices de criminalidade em 2021

Publicado em:  18/02/2022

Secretaria de Ordem Pública foi responsável pelo planejamento para ações de segurança

A segurança pública no município de São Gonçalo teve um avanço significativo no ano de 2021, com a diminuição nos indicadores de roubos de rua, que tiveram uma redução de 31,68%, e letalidade violenta, com uma queda de 12,63%, em comparação com o ano de 2020.

Segundo os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), no ano de 2020 foram registradas 5.315 ocorrências em delegacias do município referentes a roubos de pedestres, contra 3.631 casos registrados em  2021, uma queda de 1.684 ocorrências. Ainda segundo os registros, outubro do ano passado foi o mês com menor índice nos indicadores de roubo de rua, com uma redução de 50,11%.

Os índices de letalidade violenta também registraram queda acentuada. Em 2021, houve uma diminuição de 12,63% nesse tipo de crime, sendo registradas em todo ano de 2021, apenas 429 ocorrências. Se comparado ao ano de 2020, houve uma queda de 62 ocorrências. Em relação ao mês de maior destaque, agosto foi o período com maior redução de registros no indicador de letalidade violenta, com diminuição de 41,46%.

Segundo o secretário de Ordem Pública, Major David Ricardo, esses dados são reflexo das ações adotadas através de um planejamento estratégico estruturado pela pasta.

“Nesse primeiro ano do governo Capitão Nelson, conseguimos expandir o programa São Gonçalo Presente, uma conquista do próprio prefeito quando ainda era deputado. Então, procuramos dar um choque de gestão no programa, visto que otimizamos as ações de patrulhamento nos pontos de atuação. Com a chegada do novo comandante do 7º BPM, Coronel Aristheu, integramos os trabalhos nas forças de segurança e os resultados para a segurança pública municipal foram expressivos, com reduções nos índices criminais bastante agudas. A queda dos números é resultado de muito trabalho, dedicação e uma administração pública focada na melhoria da qualidade de vida dos gonçalenses. Ao andar pelas ruas, conseguimos observar os munícipes felizes com seu direito de ir e vir garantido. Sabemos que muito tem a ser feito, mas, afirmo que não faltará empenho e foco na busca por dias cada vez mais tranquilos em São Gonçalo”, afirmou o secretário.

Foto: Renan Otto