Início > Desenvolvimento Econômico > São Gonçalo terá espaço de coworking para empreendedores

São Gonçalo terá espaço de coworking para empreendedores

Compartilhe isso:


Publicado em:  30/09/2025

Objetivo é auxiliar gonçalenses que estão iniciando o próprio negócio

Visando garantir um espaço de trocas e desenvolvimento para novos empreendedores, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Gonçalo está criando um espaço de Coworking Público Municipal, no segundo andar da Casa do Empreendedor, no Centro. O espaço está atualmente em obras para atender melhor os interessados.

É em um espaço de coworking que vários profissionais e empresas utilizam o mesmo local, permitindo uma troca de experiências e interação diária com outros profissionais da área, facilitando também parcerias e novas oportunidades de negócio.

O Coworking Público Municipal será um espaço público compartilhado, de uso especial, disponibilizado pela administração municipal, para realização de atividades de trabalho, empreendedorismo, inovação, capacitação e desenvolvimento de negócios, mediante regras de uso definidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Microempreendedores Individuais (MEIs), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), dentre outras organizações de caráter associativo, poderão ainda utilizar o local como domicílio fiscal, ou seja, um espaço, nos termos dos Códigos Tributários Municipal e Nacional, para fins de registro e comunicação junto à Administração Tributária, onde serão recebidas notificações, comunicações oficiais e demais atos administrativos.

A Secretaria poderá ainda firmar parcerias com entidades públicas e privadas para apoio e desenvolvimento das atividades e deverá implementar uma política pública para inclusão produtiva, destinado ao empreendedorismo e inovação, por meio da oferta de espaço de trabalho compartilhado, infraestrutura de apoio e serviços administrativos.

“Esse novo espaço foi pensado para o novo empreendedor, será focado nas pequenas e médias empresas em fase inicial de atividade. Sabemos o quanto é difícil ser um novo empreendedor, por isso, acreditamos que a Prefeitura pode fornecer um espaço que ajude esse profissional a atuar enquanto está iniciando suas atividades. Vale destacar que não é um local para atendimento, mas sim para o empreendedor se organizar, fazer contatos e a gestão de seu negócio. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está concluindo as regras de uso do espaço”, destacou o secretário Evanildo Barreto.

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto

Notícias relacionadas

Skip to content