Início > Educação > São Gonçalo trabalha para ter alimentação saudável nas escolas

São Gonçalo trabalha para ter alimentação saudável nas escolas

Publicado em:  05/12/2019

Proporcionar alimentação de qualidade aos estudantes da Rede Pública Municipal de São Gonçalo, através da merenda escolar, é uma das metas do Governo José Luiz Nanci. Com isso, a Prefeitura de São Gonçalo vem trabalhando de forma integrada, baseada no conceito de intersetorialidade, com as Secretarias Municipais de Educação e Saúde, desenvolvendo ações e parcerias, capacitando os profissionais que trabalham diretamente ligados à merenda escolar. Uma das primeiras medidas foi a implantação do Núcleo Acadêmico, que segue a proposta da Coordenação Geral de Educação Alimentar e Nutricional (CGEAN- Governo Federal/2019) para trabalhar a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

Durante o ano de 2019, o Núcleo Acadêmico realizou o treinamento de todos os manipuladores de Alimentos da Rede Pública Municipal de Ensino, com a proposta de trabalhar conceitos de sustentabilidade, escolhas alimentares e segurança sanitária, com a participação do Prefeito José Luiz Nanci e do Secretário Municipal de Educação, Marcelo Azeredo.

“Esse trabalho de promoção da Segurança Alimentar e Nutricional é de grande relevância, pois a maioria das crianças erra nas suas escolhas alimentares, ou por escassez ou por desconhecimento e nesse aspecto, a parceria das secretarias é imprescindível,” afirmou o secretário de Educação, Marcelo Azeredo.

Outras ações de Segurança Alimentar e Nutricional foram desenvolvidas, como a antropometria (coleta de peso e estatura dos alunos), a fim de monitorar o estado nutricional em parceria com a Secretaria de Saúde (ATAN e NASF); o projeto Agricultura Viva, onde algumas escolas estão desenvolvendo hortas escolares de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS/FAO) – uma parceria da Subsecretaria de Ações Pedagógicas/SEMED, através da subsecretária Gisele Herdy Dutra e do professor Julio Vidal; da Secretaria Municipal de Saúde, através da ATAN e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pesca, através do secretário Evanildo Barreto.

“Desenvolver hortas urbanas, principalmente a partir das escolas, usando a educação como vetor e a saúde como elemento técnico para aplicação de politicas públicas é de extrema importância, principalmente porque Educação e Saúde têm tudo a ver com Desenvolvimento Econômico, visto que a Agricultura é uma ferramenta de promoção de saúde,” afirma o secretário Evanildo Barreto.

A Escola Municipal Florisbela Maria Nunes Haase, localizada no bairro Boa Vista, é uma das unidades que desenvolve projetos de sustentabilidade e educação alimentar. Recentemente, foram espalhados cartazes na escola para ensinar às crianças como escolher os alimentos. A sinalização análoga a dos sinais de trânsito serviu de base para o trabalho. Os alimentos colocados no círculo verde podiam ser ingeridos com tranquilidade, os que exigiam cautela foram para o círculo amarelo e os considerados prejudiciais à saúde ficaram no vermelho. “Os alunos adoraram participar do projeto. A horta é uma atração à parte para eles, todos gostam de lidar com a terra. Atualmente, nós temos tomates, cebolinha, hortelã pimenta, alfavaca. Todos os temperos que usamos na cozinha, nós temos na horta. Nossa escola está, inclusive, com um projeto de horta além muro. Nós já começamos a preparar uma horta fora da escola, primeiro plantamos árvores para dar sombra”, explica a diretora Heloísa Helena.

Para a subsecretária Gisele Herdy Dutra, as ações são de extrema importância. “Articular ações no âmbito da Segurança Alimentar e Nutricional advinda de diferentes setores governamentais e da sociedade civil, é fundamental para garantir o direito à alimentação saudável; a intersetorialidade é uma estratégia importante para possibilitar politicas e efetivar ações que realmente atendam às exigências nutricionais. Neste caminhar, o Núcleo Acadêmico da Educação vem propiciando um suporte necessário à Secretaria de Educação”, ressalta Gisele.

A coordenadora do Núcleo Acadêmico, nutricionista Danielli Sueth destaca a importância da conscientização. “Precisamos conscientizar a criança quanto à importância da alimentação tanto dentro como fora da escola. Um exemplo é o fato de muitas crianças levarem um lanche de alto valor calórico e baixo valor nutricional. Estamos trabalhando para conscientizar a importância do consumo de frutas que além de nutritivas apresentam baixo custo. Nossas crianças precisam de mais ‘comida de verdade’ e menos ultraprocessados. Para encerrar as ações de 2019, estaremos presentes na V Conferencia Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentavel do RJ (CONSEA/RJ), que está ocorrendo na UERJ/Maracanã até dia 06/12/2019”, conclui a nutricionista.

Autor: Selma Nogueira
Fonte: Semed