Início > Saúde > São Gonçalo triplica atendimento em suas unidades no primeiro semestre

São Gonçalo triplica atendimento em suas unidades no primeiro semestre

Compartilhe isso:


Publicado em:  22/08/2023

Ampliação da rede permite aumento da oferta de consultas e serviços médicos 

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo mantém dois postos de atendimento médico (PAMs) na cidade: Coelho e Neves. O primeiro está em obras de ampliação e o segundo teve o seu novo prédio entregue no fim do mês passado. Ainda com as suas antigas estruturas, as duas unidades contabilizaram crescimento nos números de consultas e serviços oferecidos. 

No primeiro semestre de 2023, o PAM Coelho realizou 53.320 consultas contra 40.910 realizadas no mesmo período de 2022. Com a expansão da unidade, o posto deve passar dos atuais 7 mil, em média, por mês para 15 mil a partir do próximo ano, quando a obra deve ser entregue. Uma nova especialidade que será inserida no PAM, que já é certa, é a Odontologia.        

Em Neves, foram 45.443 mil consultas nos primeiros seis meses de 2023 – mais que três vezes do que as realizadas no primeiro semestre do ano passado – 12.917. Ainda neste ano, o PAM Neves deve receber as novas especialidades: Oftalmologista e Pneumologista. E já ganhou a ampliação da Odontologia e a realização do eletrocardiograma. 

O antigo PAM Alcântara foi desativado, mas as suas especialidades e serviços foram levados para o Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg), no Vila Três. Nos primeiros meses deste ano, a antiga unidade mantinha uma média de 4 mil consultas por mês. No primeiro mês de funcionamento do Ciesg, já foram agendadas 8.167 consultas e foram efetuadas 6.507.    

“Estamos em constante crescimento nos números em todas as unidades de saúde no governo do Capitão Nelson. E os esforços não são só para aumentar a oferta de consultas e serviços. Também estamos humanizando os atendimentos através de capacitações constantes com os funcionários. Queremos entregar um serviço cada vez mais de qualidade para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de São Gonçalo”, disse o subsecretário de Atenção Especializada, Vinícius Quintam.

Marcações – A maioria das consultas para as unidades de saúde da rede pública de São Gonçalo é marcada através da Central de Regulação da Secretaria de Saúde. Para marcar, o gonçalense pode procurar qualquer unidade de saúde da rede municipal, independente se será atendido naquele local. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço, que será agendado em local que for mais próximo de sua residência. 

É necessário que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde. Se houver alguma pendência no pedido, os funcionários das unidades de saúde avisam ao paciente para que regularize a situação. Com qualquer pendência, o paciente não é chamado.  

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto

Notícias relacionadas

Skip to content