Início > Cultura e Turismo > São Gonçalo usa arte em grafite para revelar História de Alcântara

São Gonçalo usa arte em grafite para revelar História de Alcântara

Publicado em:  30/09/2021

Painel em viaduto recebe retoques finais

A galeria de arte a céu aberto, criada por grafiteiros da cidade no viaduto do Alcântara, recebeu nesta quinta-feira (30) o retoque final. O curador Marcelo Eco aplicou em conjunto com os grafiteiros um verniz no painel, para a melhor preservação do trabalho realizado pelos artistas gonçalenses. Todo o processo está sendo realizado com recursos de compensação ambiental.

O painel do viaduto já mudou a dinâmica urbana do Alcântara e carrega na cor das tintas e nos traços de cada desenho a essência da cidade, que é o berço do grafite no Estado do Rio de Janeiro. O projeto, ligado à Secretaria de Turismo e Cultura, com curadoria e a direção de arte de Marcelo Eco, conta com os grafiteiros Ogai, Siri, Tex, Trep, Gut e Xamp; produção de José Luiz Mancha. O subsecretário de Meio Ambiente, Gláucio Brandão, também contribuiu como historiador do projeto.

“Apesar da nossa experiência, todo trabalho tem as suas peculiaridades e aqui não é diferente. Muito barulho, fluxo intenso de pessoas, mesmo a gente limitando a área de trabalho, enfim é o ir e vir do gonçalense, das pessoas que vivem no Alcântara. Já estamos muito acostumados com isso, os grafiteiros pintam em lugares adversos, mas é um desafio e um prazer maior ainda”, destacou Eco.

Na próxima semana, os trabalhos estarão focados no próximo painel, na frente da Estrada Raul Veiga. Segundo Marcelo Eco, os novos painéis irão partir dos primórdios do desenvolvimento industrial no município. Se a primeira tela contou um pouco da história da região antes mesmo de receber o nome de São Gonçalo, a segunda pintura irá remontar a essência do bairro do Alcântara, com o porto do bairro, estação de trem, desenvolvimento da cidade, indústria, cana de açúcar, bonde elétrico e tudo que remete ao crescimento econômico.

Projeto – O projeto de pintura do viaduto e outras áreas da cidade foi idealizado pelo prefeito Capitão Nelson, que recebeu um grupo de grafiteiros da cidade em fevereiro para desenvolver um trabalho que proporcionasse um ambiente agradável, além de conscientizar a população sobre a necessidade de conservar o local, melhorando o aspecto da cidade. A ideia é colorir as estruturas contando um pouco da história de cada bairro, com a arte que tem suas origens no município. Os primeiros viadutos contemplados para receber as artes serão do Alcântara, Colubandê, Santa Luzia e Maria Paula.

Foto: Luiz Carvalho