Início > Saúde > São Gonçalo vacina idosos no sábado de carnaval

São Gonçalo vacina idosos no sábado de carnaval

Publicado em:  13/02/2021

Prefeito Capitão Nelson acompanha vacinação nos cinco pontos de atendimento

O município de São Gonçalo vacinou, neste sábado (13), 782 idosos a partir de 85 anos e cinco profissionais da saúde. Ao todo, até o fim da tarde, São Gonçalo vacinou 26.116 pessoas, sendo 21.778 trabalhadores da saúde, 2.911 idosos com mais de 85 anos, 1.370 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis) e 67 pessoas de residências terapêuticas. A vacinação terá intervalo neste domingo (14), mas volta na segunda-feira (15) nas cinco unidades de saúde para idosos a partir de 85 anos.

O prefeito Capitão Nelson percorreu todas as unidades de saúde neste sábado (13) para verificar de perto como está a vacinação na cidade. “Sabemos da importância desta vacina, principalmente para os idosos e profissionais de saúde. Não poderíamos interromper este ciclo devido ao feriado de Carnaval. Enquanto pudermos ser céleres no processo de vacinação, seremos. Mas dependemos da disponibilidade das vacinas, que chegam do Ministério da Saúde, através do Plano Nacional de Imunização”, disse o prefeito.

A vacinação continua, na segunda-feira (15), para idosos a partir de 85 anos. Na terça-feira (16) e quarta-feira de Cinzas (17) será a vez dos idosos a partir dos 83 anos e, na quinta-feira (18), entram os idosos a partir de 81 anos. Além dos idosos, profissionais de saúde com mais de 60 anos, que trabalham em hospitais da cidade ou que moram em São Gonçalo e atuam em hospitais de outras cidades também podem se vacinar. São eles: enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, médico, fisioterapeuta, nutricionista, odontólogo, fonoaudiólogo, psicólogo, biólogo, farmacêutico, assistente social, biomédico e auxiliar e técnico de saúde bucal.

As cinco unidades de saúde têm drive-thru e vão funcionar segunda (15), terça (16) e quarta (17) normalmente, sempre das 8h às 17h, para aplicação das vacinas. Os idosos com mais de 90 anos têm prioridade nas filas. Desde o início da campanha de vacinação contra covid-19, o município de São Gonçalo vem cumprindo o que determina o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, tanto na utilização e reserva das vacinas quanto no atendimento aos grupos prioritários.

Calendário para idosos

. Segunda-feira (15 de fevereiro) – Idosos a partir de de 85 anos

. Terça-feira (16 de fevereiro) – Idosos a partir de 83 anos

. Quarta-feira (17 de fevereiro) – Idosos a partir de 83 anos

. Quinta-feira (18 de fevereiro) – Idosos a partir de 81 anos

. Sexta-feira (19 de fevereiro) – Idosos a partir de 81 anos

Público-alvo e documentação solicitada

– Profissionais de saúde com mais de 60 anos que trabalham em hospitais de São Gonçalo e moram na cidade.

Documentos solicitados: identidade funcional, comprovante de trabalho em área hospitalar, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação.

– Profissionais de saúde com mais de 60 anos que trabalham em unidades hospitalares de São Gonçalo e que residem em outros municípios.

Documentos solicitados: identidade funcional, comprovante de trabalho em área hospitalar de São Gonçalo, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação.

– Profissionais de saúde com mais de 60 anos que trabalham em hospitais de outros municípios e residem em São Gonçalo.

Documentos solicitados: identidade funcional, comprovante de trabalho em área hospitalar, comprovante de residência de São Gonçalo, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação.

– Idosos (idades definidas de acordo com o calendário)

Documentos solicitados: identidade, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e carteira de vacinação.

Locais de vacinação

– Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara;