Início > Saúde > São Gonçalo vacina mais de 65 mil animais contra a raiva

São Gonçalo vacina mais de 65 mil animais contra a raiva

Publicado em:  08/10/2023

Segunda etapa da campanha antirrábica acontece em novembro

A primeira etapa da vacinação antirrábica para cães e gatos foi realizada neste sábado (7) pela Prefeitura de São Gonçalo. Foram vacinados 66.621 animais: 51.535 cães e 15.086 gatos. A próxima etapa da vacinação – que vai contemplar outros bairros – acontecerá no dia 11 de novembro. A expectativa é vacinar outros 65 mil cães e gatos, chegando a 130 mil animais imunizados.

“A cada ano que passa, São Gonçalo vacina mais animais. Vacinamos mais do que era esperado para a primeira etapa. A expectativa era vacinar 60 mil animais e vacinamos quase 66 mil. Esperamos que a segunda etapa também atinja cerca de 65 mil animais”, disse o diretor da Vigilância Sanitária de São Gonçalo, Renato Rangel.

A massoterapeuta Ana Paula Vilela de Oliveira, 29 anos, levou a cadelinha Eva, de um ano e meio, ao Colégio Municipal Castelo Branco, no Boaçu, para ser imunizada contra a raiva. “Mantenho as vacinas dela em dia. É importante para ela ter uma vida saudável e não colocar a gente em risco. Passeamos com tranquilidade com ela porque sabemos que não vai contrair a doença”, disse Ana Paula.

Apesar da distribuição dos bairros, os gonçalenses podem levar os animais em qualquer local para a vacinação, independente do endereço. Caso não consigam levar os animais no próximo dia de campanha, os gonçalenses poderão vacinar os animais no Centro de Atendimento Veterinário Municipal (Cavem), no Mutuá, a partir do dia 13 de novembro, sempre de segunda a sexta, das 8h às 16h, sem a necessidade de realizar agendamento ou pegar senhas.

Os protetores de animais que possuem o Número de Cadastro Municipal (Nucam) podem ligar para (21) 3195-5198, ramal 1008, para a marcação da equipe que fará a imunização dos animais nas residências na próxima etapa. No ano passado, a campanha vacinou 129.176 cães e gatos.

Foto: Júlio Diniz