Início > Saúde > São Gonçalo vai ganhar mais duas residências terapêuticas

São Gonçalo vai ganhar mais duas residências terapêuticas

Compartilhe isso:


Publicado em:  09/03/2023

Pacientes de clínica ganharão novo lar

Mais 20 pessoas que vivem na Clínica Nossa Senhora das Vitórias, no Zé Garoto, ganharão um novo lar em breve.. As obras das duas residências terapêuticas (RTs) de Vista Alegre estão praticamente prontas. Na última terça-feira (07), foram realizados os últimos detalhes e limpezas das construções. Os próximos passos serão a aquisição das mobílias e contratações das equipes para a mudança dos moradores. 

As residências terapêuticas, apesar de ficarem no mesmo terreno, têm acessos separados. Ao todo, elas terão oito quartos, banheiros tradicionais e adaptados para pessoas com deficiência (PCD), sala de estoque, salas, áreas de convivência, cozinhas e ampla área de convivência externa. 

 As RTs ocupam um antigo imóvel da Prefeitura de São Gonçalo, que estava completamente abandonado e com as instalações deterioradas. Além dos moradores, a casa vai abrigar as equipes de trabalho: são oito cuidadores (dois por plantão de 24h), um técnico de enfermagem, uma acompanhante terapêutica e uma coordenadora para cada casa. Todos os assistidos serão cadastrados no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), onde também serão acompanhados por psicólogos e psiquiatras. 

Atualmente, São Gonçalo tem 10 residências terapêuticas que abrigam moradores provenientes de longas internações. Estas residências possuem entre oito e, no máximo, dez pessoas. As RTs contam com a supervisão de cuidadores durante 24 horas, coordenador e acompanhante terapêutico para que os moradores possam ir à rua fazer compras, ir ao médico e ao banco, por exemplo. 

O processo de desinstitucionalização da Clínica Nossa Senhora das Vitórias está em andamento. Há uma equipe de intervenção que atua no atendimento e cuidados dos pacientes que ainda estão na unidade de longa permanência, que não recebe mais pacientes. 

A equipe multidisciplinar elabora o projeto terapêutico que conduzirá o processo de alta com emissão de documentos necessários para o recebimento dos benefícios pertinentes a estes usuários, preparando-os para uma saída com autonomia de gerir suas vidas extra hospitalar. Após a realização desse processo, as atividades na clínica serão encerradas definitivamente.        

Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content