Início > Saúde > São Gonçalo vai receber 35 mil doses de vacina contra febre amarela

São Gonçalo vai receber 35 mil doses de vacina contra febre amarela

Compartilhe isso:


Publicado em:  27/03/2017

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo realiza esta semana um cinturão de bloqueio da febre amarela como medida de prevenção em oito bairros com área de mata em São Gonçalo. A confirmação da ação foi feita após o secretário municipal de Saúde, Dimas Gadelha, participar de reunião na Secretaria Estadual de Saúde, onde conseguiu 35 mil doses da vacina para imunizar a população.

Na próxima quarta-feira(29), o bairro Maria Paula receberá a equipe de imunização itinerante contra febre amarela na Unidade Básica de Saúde Doutel de Andrade. A intenção é imunizar 15 mil pessoas. A escolha dos bairros foi realizada baseada em levantamento epidemiológico feito pela Superintendência de Saúde Coletiva (Susc) com a intenção de fazer uma barreira, já que os mosquitos transmissores da doença vivem na mata.

Segundo Dimas Gadelha, a estratégia foi adotada para que seja realizada a busca ativa da população nos locais com maiores riscos de contrair a doença.

“Nossa cidade não está incluída como região de risco e por isso a ação terá como objetivo criar um cinturão de bloqueio vacinal nessas áreas para que a gente consiga atingir a população de risco a curto prazo. Os casos de febre amarela existentes no estado do Rio são do tipo silvestre, que são transmitidas por mosquitos que vivem nas matas”, explica o secretário.

Os próximos bairros a receberem a equipe de imunização são: Várzea das Moças, Arrastão, Engenho Pequeno, Engenho do Roçado, Morro do Castro, Novo México e Zumbi.

Dados

De janeiro até a última quinta-feira(23), foram imunizadas 27.380 pessoas nos cinco Polos Sanitários do município. Em janeiro, foram imunizadas 935 pessoas na cidade, número 12 vezes menor ao apresentado nos primeiros 20 dias de março, onde foram vacinadas 11.545 pessoas.

De acordo com a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues, os Polos Sanitários continuarão realizando a vacinação.

“É uma estratégia para que tenhamos condições de não deixar faltar as vacinas nos Polos e também cobrir nossas áreas vulneráveis, próximas de matas. Continuaremos imunizando a população nos Polos por demanda espontânea. Estamos recebendo moradores de Magé, Itaboraí, Rio Bonito, Maricá, e não queremos que população corra o risco de ficar descoberta, por isso adotamos estas medidas”, explica a subsecretária de Atenção Básica.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Ricardo Precioso
Fonte: Semsa

Notícias relacionadas

Skip to content