Início > Transportes > São Gonçalo vistoria veículos de transporte escolar

São Gonçalo vistoria veículos de transporte escolar

Publicado em:  08/07/2022

Interessados devem dar entrada no procedimento de 11 de julho a 5 de agosto

A Secretaria Municipal de Transportes (Semtran) dará início ao processo de vistoria nos veículos que realizam transporte escolar na cidade de São Gonçalo. Instituições de ensino, empresas de transporte e trabalhadores autônomos deverão protocolar o pedido no Protocolo Geral, na sede da Prefeitura de São Gonçalo, na Rua Dr. Feliciano Sodré, nº 100, do dia 11 de julho ao dia 5 de agosto.

“A vistoria dos veículos que fazem transporte escolar é fundamental para que esse serviço seja prestado de forma segura, garantindo a integridade dos estudantes transportados.  Todo o processo de vistoria será realizado de forma minuciosa, com análise de todos os itens de segurança dos veículos” , disse o secretário de Transportes, Fábio Lemos.

Para dar entrada no processo de vistoria, os interessados deverão providenciar a documentação exigida pela Secretaria Municipal de Transportes. A vistoria será realizada na Rua Dr.Nilo Peçanha, número 246, Estrela do Norte, no período de 8 de agosto a 28 de setembro de 2022, mediante agendamento prévio.

Para realizar a vistoria, tanto os trabalhadores autônomos como as escolas e as empresas de transporte não poderão apresentar débitos de vistorias anteriores e será exigido o selo e lacre do Inmetro no aparelho cronotacógrafo, atual, de acordo com a tabela de vistoria do Inmetro.

Pendências – Os veículos não aprovados na vistoria prevista no calendário serão notificados com prazo de 15 dias para sanar as possíveis pendências.  Em caso de impossibilidade, o autorizatário deverá apresentar, antes do término do prazo estabelecido, justificativa e requerimento para prorrogação do prazo.  Caso o pedido seja deferido, o prazo poderá ser prorrogado, uma única vez, por mais 15 dias.

Atenção – Os pais e responsáveis devem estar atentos sobre os serviços de transporte escolar que estão contratando. Devem verificar se os profissionais estão legalizados e com veículo em condições ideais de segurança, com bom estado de conservação dos veículos. Entre os itens de segurança, os pais devem observar se os pneus do veículo possuem desgaste e se os cintos de segurança estão bem conservados e funcionais.

A documentação exigida para dar entrada na vistoria pode ser conferida na página 9 do Diário Oficial do dia 6/07, através do endereço :

Foto: Renan Otto