Início > Desenvolvimento Econômico > São Gonçalo volta a se destacar na geração de empregos

São Gonçalo volta a se destacar na geração de empregos

Publicado em:  08/12/2022

Dados da Firjan confirmam sucesso de ações para atrair empresas

São Gonçalo segue se destacando em contratações de empregos formais. Durante o ano de 2022, o município apareceu entre as primeiras colocações de empregabilidade no Estado do Rio de Janeiro. De acordo com o último levantamento elaborado pela Firjan, referente ao mês de outubro, São Gonçalo registrou 430 novas oportunidades de empregos.

O resultado consta nos dados que integram o levantamento da plataforma Retratos Regionais, que tem como base as informações do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

No primeiro semestre deste ano, o município já tinha registrado 1.046 novos postos de trabalho formal, conquistando a segunda colocação de geração de empregos em todo o Estado, ficando atrás apenas da capital.

“Estamos trabalhando para garantir que mais empresas se instalem no município, gerando, consequentemente, mais vagas de emprego para a população de São Gonçalo. Fato que vem se confirmando com saldos positivos na empregabilidade ao longo dos meses”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Gonçalo, Márcio Picanço.

Desde maio deste ano, o município foi incluído em uma lei que reduz para apenas 2%, por até 25 anos, a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as empresas que se instalarem na cidade, fato que tem atraído ainda mais empresas para a cidade e consequentemente mais empregos formais.

Outro grande instrumento que vem atuando para promover a abertura de novos negócios no município é a Casa do Empreendedor, que somente no primeiro semestre deste ano registrou 346 novos microempreendedores individuais (MEIs), o que representa um aumento de 40% em relação ao mesmo período no ano passado, ampliando o número de postos de trabalho na cidade.

A Casa do Empreendedor fica na Rua Coronel Moreira César, 164, Centro.

Foto: Fabio Guimarães