Início > Saúde > Saúde alerta para prevenção de ISTs no carnaval

Saúde alerta para prevenção de ISTs no carnaval

Publicado em:  27/02/2019

O alerta para a importância do sexo seguro e a prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis(ISTs), levou o Polo Sanitário Washington Luiz, no Zé Garoto, a realizar nesta quarta-feira(27), uma ação pré carnaval contra HIV, Sífilis e Hepatites Virais. Dos 51 testes realizados, dez deram positivos para sífilis.

“Nossa unidade também atua como um centro de testagem rápida e realizamos o exame toda quarta-feira. No caso de resultado positivo, encaminhamos o paciente para uma de nossas unidades que realizam o atendimento e disponibilizam toda assistência necessária, que são a Clínica do Barro Vermelho, o Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara, e a Clínica Dr. Zerbini, no Arsenal”, explica o diretor da Unidade, Jorge Barcellos.

Dados da coordenação municipal do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais mostram que de janeiro a novembro deste ano, 461 pessoas foram diagnosticadas com Aids em São Gonçalo. Segundo a coordenadora da pasta, Evelin Mendonça, 2272 pacientes estão em tratamento contra a doença no município.

Os testes são feitos a partir da coleta de uma pequena quantidade de sangue da ponta do dedo e o seu processo de realização dura 20 minutos. Morador do bairro São Miguel, o auxiliar de contabilidade Bruno Cunha, 25 anos, realizou o exame pela manhã. Segundo ele, de 6 em 6 meses procura a unidade para realizar o exame.

“Acho fundamental fazer os testes, que são rápidos e indolores. Com diagnóstico precoce, as chances de controlar o desenvolvimento do vírus são maiores, pois a descoberta possibilita tratamento em tempo adequado”, comenta.

O processo de realização dos testes dura 20 minutos e é dividido em três etapas. O paciente passa pelo aconselhamento pré-teste, com atendimento de avaliação de risco, seguido da coleta de sangue e entrega do resultado. Além disso, diversos profissionais, como infectologistas, hepatologistas, nutricionistas, ginecologistas, psicólogos, assistente sociais, dentistas e pediatras realizam o tratamento dos portadores da doença após a confirmação do diagnóstico. Unidades de saúde também realizam a distribuição de preservativos e material educativo para a população. A coordenação também realiza a distribuição de preservativos e material educativo para a população.

A Coordenação Municipal de UST/Aids funciona na Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho, na Rua Heitor Levi, 34, e atende no número 2624-5756 e no e-mail coorddstaidssg@yahoo.com.br.

Confira a lista de unidades que realizam testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais:

Clínica Gonçalense do Barro Vermelho; USF Luiz Carlos Prestes, Santa Catarina; USF Ana Nery, Gradim; Polo Sanitário Washington Luiz, Zé Garoto; Clinica Gonçalense do Mutondo; USF Josyandra de Moura, Galo Branco; USF Irmã Dulce, Trindade; USF Bandeirantes; Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara; Clínica da Família de Marambaia; Polo Sanitário jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina; USF Leôncio Corrêa, Fazenda dos Mineiros; Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Porto do Rosa; Clínica Euryclides Zerbini, Arsenal; Polo Sanitário Rio do Ouro; USF Coelho, USF Largo da Ideia; USF Apollo III; USF Pastor José Marcos Alves, Lindo Parque; USF José Avelino de Souza, Tribobó; USF Getúlio Vargas, Boa Vista.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Marcelle Corrêa