Início > Saúde > Saúde amplia ações contra Hepatites em São Gonçalo

Saúde amplia ações contra Hepatites em São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  20/07/2017

O Julho Amarelo, como é conhecido o mês de luta contra as hepatites virais, está sendo celebrado em São Gonçalo com a realização de diversas ações oferecidas pela Secretaria Municipal de Saúde. Nesta quinta-feira (20), foram realizados 210 testes rápidos no caminhão laboratório-itinerante, que esteve na Praça Luiz Palmier, no Rodo. Amanhã, a equipe estará no mesmo local de 9h às 15h.

“Em alguns casos, a pessoa pode levar anos para perceber que está doente. O diagnóstico e o tratamento precoces podem evitar a evolução para doenças como câncer de fígado”, explica o prefeito José Luiz Nanci, acompanhado do secretário de Governo, Rodrigo Miranda (Tiquinho).

Durante a ação, o secretário de Saúde, Dimas Gadelha, solicitou que o caminhão laboratório atue nos dias 1 e 2 de agosto na Praça do Relógio, em Alcântara, realizando os testes rápidos. Segundo ele, a vacina contra hepatite B está disponível nos postos de saúde mas não existe vacina contra a hepatite C.

“Essa ação visa conscientizar a população sobre a hepatite, que é uma doença silenciosa que inflama o fígado e reforça a necessidade de ir ao médico regularmente”, explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

A professora Janaína da Silva Pinto, 43 anos, passava pelo local com a filha e parou para realizar o exame. “Sei que ele é disponibilizado nas unidades mas acaba que nunca tiro um tempo pra ir. Agora aproveitei a oportunidade e vou realizar o teste”, conta.

Outras ações de saúde foram realizadas, como orientação nutricional, psicológica, fisioterapeuta e assistente social.

Diversas unidades de saúde estão realizando a ação este mês. As atividades contarão com palestras em educação e saúde, testes rápidos de hepatites e sífilis, além de uma série de atividades que serão realizadas pelas equipes.

Confira a lista de locais:

-21/07 às 14h- UBS Robert Kock- Porto da Madama
-25/07 às 14h- UBS Bento da Cruz- Porto Novo
-26/07 às 09h- Polo Sanitário Hélio Cruz- Alcântara
-28/07 às 14h- USF Bocayuva Cunha- Gradim
-01/08 às 14h- USF Armando Leão Ferreira- Morro do Castro
-04/08 às 14h- USF Venda da Cruz
-09/08 às 10h- USF Luiz Carlos Prestes- Santa Catarina
-01 e 02/08 às 10h- Praça do Relógio- Alcântara

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Marcio Oliveira e Girley Oliveira
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content