Início > Saúde > Saúde apresenta atuação contra sífilis em evento da Fiocruz

Saúde apresenta atuação contra sífilis em evento da Fiocruz

Compartilhe isso:


Publicado em:  21/06/2018

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo participou, na última quarta-feira(20), da 4º Roda de Práticas IdeiaSUS- Fiocruz/Cosems-RJ, que tem o objetivo de mobilizar o compartilhamento de práticas possíveis de serem replicadas entre gestores e profissionais de secretarias de Saúde da Região Metropolitana II. A prática apresentada pelo município foi do serviço realizado pela coordenação de IST/Aids com o tema “Descentralização da testagem rápida para Sífilis com oferta de tratamento”. O evento foi realizado no Campus de Gragoatá, da Universidade Federal Fluminense, em Niterói.

“O número de casos de sífilis teve um aumento significativo em todo país, e aqui não foi diferente. Com o aumento do número de Centros de Testagem Anônima, realizamos as ações de combate na ponta do problema”, declara o secretário municipal de Saúde, Jefferson Antunes.

As práticas apresentadas no encontro envolveram educação permanente, processos de gestão e planejamento, até a melhoria de fluxos assistenciais visando a melhoria da integralidade do cuidado.

Somente nestes cinco primeiros meses de 2018, foram diagnosticados 365 casos de sífilis em São Gonçalo. Contabilizando todo ano de 2017, foram 511 casos da doença.

“A Atenção Básica é a porta de entrada para o acolhimento e classificação de riscos à saúde da população, diante disso, lançamos mão de colocar em prática o fluxo estabelecido pelo programa IST/Aids”, explica a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues.

O processo de realização dos testes dura 20 minutos e é dividido em três etapas. O paciente passa pelo aconselhamento pré-teste com atendimento de avaliação de risco, seguido da coleta de sangue e entrega do resultado que é feita pela assistente social.

“Descentralizamos a testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites virais para 17 unidades de saúde. Isso proporciona um melhor acolhimento do usuário permeando desde a avaliação até o diagnóstico oportuno e tratamento adequado em toda rede de forma resolutiva, reduzindo casos de sífilis congênita, adquirida e sífilis em gestantes durante um período de longo, médio e curto prazo”, explica a coordenadora do Programa IST/Aids, Evelin Bastos.

O programa municipal de IST/Aids e Hepatites Virais conta com o Centro de Testagem Anônima, onde qualquer pessoa pode realizar o teste rápido de HIV, sífilis e hepatites B e C, com orientação de psicólogos e assistentes sociais. Além disso, diversos profissionais, como infectologistas, hepatologistas, nutricionistas, ginecologistas, psicólogos, assistente sociais, dentistas e pediatras realizam o tratamento dos portadores da doença após a confirmação do diagnóstico. Unidades de saúde também realizam a distribuição de preservativos e material educativo para a população.

Confira a lista de unidades que realizam testes rápidos:

USF Armando Gueiros, Barro Vermelho; USF Luiz Carlos Prestes, Santa Catarina; USF Bocayuva Cunha, Gradim; USF Ana Nery, Gradim; PS Washington Luiz, Zé Garoto; Clínica Gonçalense do Mutondo; USF Josyandra de Moura, Colubandê; USF Irmã Dulce, Trindade; USF Bandeirantes; Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara; Clínica da Família do Marambaia; PS Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina; USF Leôncio Correia, Fazenda dos Mineiros; PS Paulo Marcos Rangel, Porto do Rosa; Clínica Gonçalense Dr. Zerbini, Arsenal; PS Rio do Ouro; USF Jardim Alcântara, Alcântara; USF Coelho.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content