Início > Saúde > Saúde avança em SG mesmo com crise no Estado

Saúde avança em SG mesmo com crise no Estado

Publicado em:  27/12/2017

A saúde no município de São Gonçalo teve avanços significativos nos últimos doze meses. Mesmo com as limitações financeiras encontradas no Estado, a gestão procurou ampliar a oferta do acesso da população aos serviços de saúde. Novas unidades foram inauguradas e projetos foram criados para atender os gonçalenses.

“Mesmo na crise, nós avançamos. A Saúde é uma pasta com demandas infindáveis. Por mais que façamos, sempre temos outros projetos para realizar. Nossa missão é melhorar sempre a assistência”, conta o secretário municipal de Saúde, Dimas Gadelha.

Foram realizados a inauguração da Clínica da Família de Marambaia, Clínica Dr. Zerbini, mudança da maternidade municipal e inauguração do refeitório da unidade, reformulação do HLP para tratamento clínico e cirurgias eletivas, criação da sala de exame de colonoscopia, ampliação do atendimento no Espaço Rosa e no Centro de Imagem, reforma da Unidade Básica de Saúde Ary Teixeira, em Jardim Bom Retiro, reforma da clínica psiquiátrica Nossa Senhora das Vitórias, criação do posto de atendimento médico do CSU Salgueiro, Blitz da Saúde, além da reforma do Pam Neves e Pam Coelho.

Um dos destaques na saúde este ano foi a criação da Blitz da Saúde. O projeto de prevenção contra a sífilis realizou neste primeiro ano mil testes rápidos para sífilis em São Gonçalo. Os exames foram realizados em doze ações, que aconteceram nos bairros Mutondo, Arsenal, Trindade, Centro, Rodo e Alcântara.

O projeto visa a conscientização sobre prevenção contra a sífilis, infecção sexualmente transmissível com um crescente número de casos no Brasil.

“É importante que as pessoas tenham consciência de usar preservativos nas relações para não contraírem ISTs. Nosso objetivo é frear os casos de sífilis, que era uma doença controlada e tem aumentado, ganhou status de epidemia nos últimos meses. As pessoas não têm conhecimento das consequências desta doença que podem chegar a cegueira e doenças neurológicas”, explica Dimas Gadelha.

Durante o ano, foi realizada o aumento da cobertura da Atenção Básica, com a inauguração das Clínicas da Família de Marambaia e Dr. Zerbini, no Arsenal. Esta última, inaugurada em novembro, atende pacientes provenientes de três unidades básicas de saúde, são elas a USF Anaia, USF Adão Pereira Nunes e USF Jardim República. As 32 mil pessoas já cadastradas irão se beneficiar com o atendimento de diversas especialidades médicas e odontológicas que a clínica oferece.

“Essa unidade estava fechada há quase dez anos e sua reativação irá beneficiar toda população que mora no bairro e ao redor dele. Atenção primária é essencial para o bom funcionamento de toda rede”, ressalta o prefeito José Luiz Nanci.

O prédio de dois andares atenderá com dispensação de medicamentos, eletrocardiograma, raio x, imunização, teste do pezinho, sala de curativo, imobilização, odontologia, programa de IST/AIDS, sala de acolhimento e coleta de exames laboratoriais. O local contará ainda com um estúdio de fisioterapia.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Marcio Oliveira