Início > Saúde > Saúde celebra Dia Nacional de Combate à Sífilis

Saúde celebra Dia Nacional de Combate à Sífilis

Publicado em:  16/10/2018

A Secretaria Municipal de Saúde começou, nesta terça-feira(16), as celebrações pelo Dia Nacional de Combate à Sífilis. A ação, que contou com palestras de profissionais do programa IST/Aids, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Estratégia de Saúde da Família (ESF), realizou testes rápidos para sífilis, hepatites e HIV, na Academia da Saúde Assueres Barbosa, Jardim Califórnia.

Somente em 2018, 550 pessoas foram diagnosticadas com sífilis em São Gonçalo. “Descentralizamos a testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites virais para um total de 17 unidades de saúde. Isso proporciona um melhor acolhimento do usuário, permeando desde a avaliação até o diagnóstico oportuno e tratamento adequado em toda rede de forma resolutiva, reduzindo casos de sífilis congênita, adquirida e sífilis em gestantes durante um período de longo, médio e curto prazo”, explica a coordenadora do Programa IST/Aids, Evelin Bastos.

Frequentadora da Academia da Saúde, Solange Gomes, 58 anos, realiza diariamente atividades físicas como ginástica localizada e pilates, mas desta vez foi para participar da ação. “É importante estarmos sempre realizando exames preventivos. É a primeira vez que realizo este exame e achei as palestras bem explicativas”, conta.

Diversos profissionais, como infectologistas, hepatologistas, nutricionistas, ginecologistas, psicólogos, assistentes sociais, dentistas e pediatras, realizam o tratamento dos portadores da doença após a confirmação do diagnóstico. Unidades de saúde também realizam a distribuição de preservativos e material educativo para a população. A coordenação também realiza a distribuição de preservativos e material educativo para a população. A Coordenação Municipal de DST/Aids funciona na Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho, na Rua Heitor Levi, 34, e atende no número 2624-5756 e no email coorddstaidssg@yahoo.com.br.

Calendário de ações:

17/10 das 9h às 12h
Academia da Saúde Sebastião José Martins (Estrada do Cordeiro, s/n, Santa Isabel)

18/10 das 9h às 12h
Residencial Venda da Cruz (Antigo 3°BI-Rua Dr. Porcinúncula, 395- Venda da Cruz)

19/10 das 9h às 12h
Praça Luiz Palmier (Rodo)

22/10 das 9h às 12h
Lona Cultural – Jardim Catarina