Início > Saúde > Saúde celebra Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

Saúde celebra Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

Publicado em:  25/04/2017

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, nesta terça-feira (25), ação em comemoração pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, na Praça Luiz Palmier, no Rodo. O público presente participou de atividades como: aferição de pressão arterial, orientação nutricional, zumba, alongamento, atividades físicas, além de orientação sobre alcool e drogas, cartão sus, Programa do Idoso e tabagismo.

Moradora do bairro Estrela do Norte, a aposentada Zileia Ferreira, 79 anos, passava pelo local quando viu a ação. Não pensou duas vezes e aferiu a pressão arterial com as enfermeiras da Estratégia de Saúde da Família(ESF).

“Parei de fumar há 15 anos, faço pilates, caminhada, tudo para manter o meu bem estar. Graças a Deus está tudo sob controle com minha saúde”, explica.

A hipertensão é o principal fator de risco para derrames, problemas de coração, lesões nas artérias e paralisação dos rins. Por isso é importante o diagnóstico cedo e a prevenção.

“Alimentação saudável, estímulo a atividade física e avaliação nutricional são fatores essenciais para a prevenção da hipertensão. Para as pessoas idosas é fundamental que tenham acompanhamento médico e uma rotina de atividades físicas”, explica o secretário municipal de Saúde, Dimas Gadelha.

Nesta quarta (26) será realizada palestra na Policlínica (Pam) do Alcântara. Já na quinta-feira(27), a palestra será realizada na sede do Bolsa Família, no Boaçú.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Girley Oliveira