Início > Saúde > Saúde celebra Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

Saúde celebra Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

Publicado em:  24/04/2017

Em comemoração pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, a Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo realiza, durante esta semana, uma série de ações de prevenção à doença. Nesta segunda-feira (24/04), o Polo Sanitário Washington Luiz, no Zé Garoto, disponibilizou serviço de aferição da pressão arterial, teste de glicemia, orientação nutricional e atividades físicas. Nesta terça-feira(25), a ação será realizada na Praça Luiz Palmier, no Rodo, onde a população poderá contar com ações do programa de Tabagismo, Área Técnica de Nutrição, Central de Regulação, Programa do Idoso, Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) e Programa municipal de Álcool e Drogas.

A hipertensão é o principal fator de risco para derrames, problemas de coração, lesões nas artérias e paralisação dos rins. Por isso é importante o diagnóstico cedo e a prevenção.

“Alimentação saudável, estímulo a atividade física e avaliação nutricional são fatores essenciais para a prevenção da hipertensão. Para as pessoas idosas é fundamental que tenham acompanhamento médico e uma rotina de atividades físicas”, explica o secretário municipal de Saúde, Dimas Gadelha.

Na próxima quarta (26) será realizada palestra na Policlínica (Pam) do Alcântara. Já na quinta-feira(27), a palestra será realizada na sede do Bolsa Família, no Boaçú.

Fonte: Semsa