Início > Saúde > Saúde conscientiza população no combate à sífilis

Saúde conscientiza população no combate à sífilis

Publicado em:  12/10/2018

O Dia Nacional de Combate à Sífilis, celebrado no terceiro sábado do mês de outubro, será comemorado com palestras e testes rápidos para a infecção em diversas unidades de saúde ao longo da semana. A intenção é conscientizar a população sobre os riscos da infecção sexualmente transmissível(IST) que teve 550 pessoas diagnosticadas em São Gonçalo apenas em 2018.

“Nos últimos anos, o número de casos de sífilis teve um aumento significativo em todo país, e aqui não foi diferente. A melhor forma de se diminuir o número de casos é a informação à sociedade”, declara o secretário municipal de Saúde, Jefferson Antunes.

Hoje, o município conta com 21 unidades de saúde habilitadas para realizar o teste rápido para sífilis, hepatite e HIV. O processo de realização dos testes dura 20 minutos e é dividido em três etapas. O paciente passa pelo aconselhamento pré-teste com atendimento de avaliação de risco, seguido da coleta de sangue e entrega do resultado que é feita pela assistente social.

“A Atenção Básica é a porta de entrada para o acolhimento e classificação de riscos à saúde da população, diante disso, lançamos mão de colocar em prática o fluxo estabelecido pelo programa IST/Aids”, explica a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues.

Segundo a coordenadora do Programa IST/Aids, Evelin Bastos, o programa conta com o Centro de Testagem Anônima, onde qualquer pessoa pode realizar o teste rápido de HIV, sífilis e hepatites B e C, com orientação de psicólogos e assistentes sociais na Clínica do Barro vermelho e no Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara.

“Descentralizamos a testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites virais para um total de 17 unidades de saúde. Isso proporciona um melhor acolhimento do usuário permeando desde a avaliação até o diagnóstico oportuno e tratamento adequado em toda rede de forma resolutiva, reduzindo casos de sífilis congênita, adquirida e sífilis em gestantes durante um período de longo, médio e curto prazo”, explica Evelin.

Além disso, diversos profissionais, como infectologistas, hepatologistas, nutricionistas, ginecologistas, psicólogos, assistente sociais, dentistas e pediatras realizam o tratamento dos portadores da doença após a confirmação do diagnóstico. Unidades de saúde também realizam a distribuição de preservativos e material educativo para a população. A coordenação também realiza a distribuição de preservativos e material educativo para a população. A Coordenação Municipal de DST/Aids funciona na Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho, na Rua Heitor Levi, 34, e atende no número 2624-5756 e no email coorddstaidssg@yahoo.com.br.

Confira a lista de unidades que realizam testes rápidos:

Clínica Gonçalense do Barro Vermelho; USF Luiz Carlos Prestes, Santa Catarina; USF Ana Nery, Gradim; Polo Sanitário Washington Luiz, Zé Garoto; Clinica Gonçalense do Mutondo; USF Josyandra de Moura, Galo Branco; USF Irmã Dulce, Trindade; USF Bandeirantes; Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara; Clínica da Família de Marambaia; Polo Sanitário jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina; USF Leôncio Corrêa, Fazenda dos Mineiros; Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Porto do Rosa; Clínica Euryclides Zerbini, Arsenal; Polo Sanitário Rio do Ouro; USF Coelho, USF Largo da Ideia; USF Apollo III; USF Pastor José Marcos Alves, Lindo Parque; USF José Avelino de Souza, Tribobó; USF Getúlio Vargas, Boa Vista.

Calendário de ações:

16/10 das 9h às 12h
Academia da Saúde Assueres Barbosa (Rua Otacílio de Souza, s/n, Boaçu)

17/10 das 9h às 12h
Academia da Saúde Sebastião José Martins (Estrada do Cordeiro, s/n, Santa Isabel)

18/10 das 9h às 12h
Residencial Venda da Cruz (Antigo 3°BI-Rua Dr. Porcinúncula, 395- Venda da Cruz)

19/10 das 9h às 12h
Praça Luiz Palmier (Rodo)

22/10 das 9h às 12h
Lona Cultural – Jardim Catarina