Início > Saúde > Saúde de São Gonçalo alerta para doenças respiratórias

Saúde de São Gonçalo alerta para doenças respiratórias

Compartilhe isso:


Publicado em:  27/04/2023

Unidades de saúde registram aumento de 50% nas demandas

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo alerta que, nesta época do ano – especificamente entre os meses de março a julho – há aumento de cerca de 50% nas demandas de atendimentos de urgência e emergência dos casos de doenças respiratórias, sobretudo na faixa pediátrica.

São casos gripais, sugestivos de Influenza e vírus sincicial respiratório (vírus responsável pela maioria dos casos de infecções do trato respiratório inferior em bebês), que podem evoluir para complicações bacterianas e outros agravos.

Por isso, deve-se vacinar – crianças e adultos – com as vacinas disponíveis contra a gripe e coronavírus, além de evitar locais aglomerados, higienizar as mãos, usar máscaras em locais fechados e em casos de sintomas respiratórios.

A Secretaria vacina contra o coronavírus com o imunizante bivalente todos os gonçalenses com mais de 18 anos. Há 44 locais de vacinação disponíveis durante a semana, sempre das 8h às 17h. Para a aplicação da vacina bivalente, os gonçalenses têm que ter o esquema primário de vacinação contra o coronavírus (pelo menos, duas doses aplicadas das vacinas monovalentes anteriores) e ter mais de 4 meses de intervalo da última dose. O imunizante bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron.

Para os gonçalenses entre seis meses e 18 anos está disponível a vacina monovalente. Há locais de vacinação distintos para cada faixa etária durante a semana, sempre das 8h às 17h.

O imunizante contra a gripe está disponível para todos os grupos prioritários em 44 unidades de saúde de segunda a sexta, das 8h às 17h. A 25ª Campanha Nacional contra a Influenza 2023 segue até o dia 31 de maio e terá o Dia D no dia 6 de maio.

A cidade está vacinando crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); idosos com mais de 60 anos; trabalhadores da saúde; gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficiências

permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade com mais de 18 anos e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A vacina da gripe disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente, que protege contra a gripe suína (H1N1), contra a gripe sazonal (H3N2) – que são duas variantes do vírus Influenza tipo A – e contra uma cepa viral da Influenza tipo B. A vacina é a melhor estratégia para prevenir formas graves dos vírus.

Para se vacinar, é preciso apresentar a carteira de vacinação (adulto e criança), identidade ou certidão de nascimento, cartão do SUS ou CPF e comprovação do trabalho ou laudos médicos. Para as pessoas com comorbidades não é necessária a apresentação de laudos e receitas. Não é necessário ter intervalo de outras vacinas para a imunização, inclusive a bivalente contra o coronavírus.

Aos sábados, a imunização contra o coronavírus e a gripe acontece para todos nas clínicas Gonçalense do Mutondo e da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, das 8h às 12h.

Tuberculose – Em relação à tuberculose, a doença é combatida – nas suas formas mais graves – através da vacina BCG, que faz parte do calendário de rotina das unidades de saúde e é aplicada assim que os bebês nascem até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. A forma mais branda da doença e até assintomática têm tratamento em quatro unidades de saúde públicas de São Gonçalo, que são referências para o atendimento sem marcação prévia.

Os adultos que apresentarem tosse por mais de duas semanas (principal sintoma da tuberculose), febre baixa, falta de apetite, perda de peso, cansaço excessivo, falta de ar e suor noturno devem procurar uma das quatro unidades de saúde de segunda a sexta, das 8h às 16h: polos sanitários Washington Luiz, no Zé Garoto; Hélio Cruz, em Alcântara; Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa; e na Clínica da Família Dr. Zerbini, no Arsenal. As crianças têm atendimento no Hélio Cruz e Washington Luiz nos mesmos dias e horários.

A Secretaria de Saúde oferece todo suporte, desde a consulta e exame iniciais até o tratamento completo. A tuberculose é transmitida por vias aéreas, ou seja, através da tosse, espirro e fala de uma pessoa contaminada. O simples uso de máscaras impede a contaminação, não só da tuberculose, mas de tantas outras doenças respiratórias, principalmente nos ambientes fechados.

Locais de vacinação infantil contra o coronavírus – de 6 meses a 4 anos a 11 anos, 11 meses e 29 dias

1 – Clínica Gonçalense do Mutondo

2 – Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara

3 – Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina

4 – Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Porto do Rosa

5 – Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, Zé Garoto

6 – Polo Sanitário Rio do Ouro

7 – Clínica Municipal da Família Dr. Zerbini, Arsenal

8 – USF Ary Teixeira, Jardim Bom Retiro

9 – USF Roberto Silveira, Jardim Bom Retiro

10 – USF Santa Luzia

11 – USF Jardim Catarina

12 – USF Alexandre Fleming, Boaçu

13 – USF Mahatma Gandhi, Jardim Califórnia

14 – USF Alberto Constantino Farah, Mutuá

15 – USF David Capistrano, Recanto das Acácias

Locais de vacinação para gonçalenses com mais de 18 anos contra o coronavírus e para todos os públicos prioritários contra a gripe

1 – Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Porto do Rosa

2 – USF Jardim Catarina

3 – USF Alexandre Fleming, Boaçu

4 – USF Alberto Constantino Farah, Mutuá

5 – USF Mahatma Gandhi, Jardim Califórnia

6 – USF David Capistrano, Recanto das Acácias

7 – USF Robert Koch, Porto da Madama

8 – Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, Zé Garoto

9 – PAM Neves

10 – Clínica Gonçalense do Barro Vermelho

11 – Clínica Gonçalense do Mutondo

12 – USF Badger Silveira, Tribobó

13 – USF Juarez Antunes, Boa Vista do Laranjal

14 – Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara

15 – USF Mutuaguaçu

16 – Polo Sanitário Rio do Ouro

17 – USF Santa Izabel

18 – Clínica Municipal da Família Dr. Zerbini, Arsenal

19 – Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina

20 – USF José Avelino de Souza, Tribobó

21 – PAM Coelho

22 – USF Irmã Dulce, Trindade

23 – USF Josyandra Moura Mesquita, Colubandê

24 – USF Oswaldo Cruz, Amendoeira

25 – USF Waldemar Costa Nunes, Jardim Miriambi

26 – USF Louis Pasteur, Guaxindiba

27 – USF Barbosa Lima Sobrinho, Boa Vista

28 – USF Santa Luzia

29 – USF João Goulart, Jardim Catarina

30 – USF Elza Borges, Santa Luzia

31 – USF Ary Teixeira, Jardim Bom Retiro

32 – USF José Jorge Cortes Freitas, Santa Isabel

33 – USF Aníbal Porto, Monjolos

34 – USF Geremias de Mattos Fontes, Jardim Bom Retiro

35 – USF Roberto Silveira, Jardim Bom Retiro

36 – USF Luiz Paulo Guimarães, Laranjal

37 – USF Quinta Dom Ricardo

38 – USF Wally Figueiras da Silva, Rocha

39 – USF Zé Garoto

40 – USF Jardel do Amaral, Venda da Cruz

41 – UBS Dr. Haroldo Pereira Nunes, Camarão

42 – USF Emílio Ribas, Barracão

43 – USF Manoel de Abreu, Ipiíba

44 – USF Hiparco Ferreira, Engenho do Roçado

45 – Flávio Henrique de Brito, Jóquei

46 – Florença Helena, Largo da Ideia

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content