Início > Saúde > Saúde de São Gonçalo alerta para importância do teste do pezinho

Saúde de São Gonçalo alerta para importância do teste do pezinho

Compartilhe isso:


Publicado em:  04/11/2025

Exame em recém-nascidos deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida

Realizado de forma simples, com apenas algumas gotinhas de sangue retiradas do calcanhar do bebê, o teste do pezinho é um dos exames mais importantes para garantir um desenvolvimento saudável. Ele deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida, período considerado ideal para identificar precocemente doenças genéticas, metabólicas e hormonais que, se diagnosticadas tardiamente, podem causar sequelas graves ou até levar à morte.

O exame faz parte da triagem neonatal e é oferecido, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em sete unidades em São Gonçalo. A partir da amostra de sangue coletada, é possível detectar 54 enfermidades como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, fibrose cística, anemia falciforme e outras condições que exigem acompanhamento e tratamento contínuo.

“Realizar o teste no período correto é fundamental, pois muitos dos distúrbios identificados não apresentam sintomas nos dois primeiros dias após o nascimento ou após o quinto dia. O diagnóstico no tempo certo permite iniciar o tratamento imediato, evitando complicações e garantindo melhor qualidade de vida à criança. Caso o exame seja tardio, pode prejudicar no diagnóstico de algumas doenças. Antes e após o tempo ideal, algumas doenças não são rastreadas”, explicou a coordenadora do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde da Criança e Adolescente, Rayssa Nascimento.  

As doenças podem ocorrer em qualquer criança, mesmo que ela pareça estar saudável. Com o resultado do exame, o tratamento pode ser iniciado de imediato, minimizando os danos à saúde da criança. Por isso, é de extrema importância a realização do teste entre o terceiro e quinto dia de nascimento. “Além da importância clínica, o teste do pezinho representa um ato de amor e cuidado dos pais com o recém-nascido. Garantir que ele seja feito no tempo certo é uma forma de proteger o futuro do bebê e assegurar um crescimento saudável e sem limitações”, explicou a subsecretária de Saúde Coletiva, Thainá Fratane.

Para realizar o exame, os responsáveis devem apresentar certidão de nascimento do bebê, comprovante de residência, documento do responsável, cartão de vacina e cartão do SUS da criança. Os resultados do teste do pezinho são de responsabilidade da Apae, que disponibiliza o site clickexame.com/srtn para os resultados dos nascidos a partir de 01.08.2023.

Locais de exames:

. Polo Sanitário Washington Luiz, no Zé Garoto

De segunda a quinta, das 8h às 12h

Livre demanda com senha por vez de chegada

. Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara

Segundas, quartas e quintas, das 8h às 12h

Com agendamento prévio na unidade

. Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina

Quarta-feira, das 14h às 16h

Com agendamento prévio na unidade

. Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Porto do Rosa

Quarta, das 8h às 12h

Livre demanda por vez de chegada

. Polo Sanitário Augusto Sena, Rio do Ouro

Segunda e quarta, das 8h às 12h

Livre demanda por vez de chegada

. Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo

De segunda a quarta, das 8h às 18h

Quinta e sábado, das 8h às 10h 

Livre demanda por vez de chegada

. Clínica Municipal Gonçalense Dr. Zerbini, Arsenal

Terça e sábado, das 8h às 11h

Livre demanda por vez de chegada

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content