Início > Saúde > Saúde de São Gonçalo faz capacitação sobre pré-natal

Saúde de São Gonçalo faz capacitação sobre pré-natal

Compartilhe isso:


Publicado em:  19/03/2024

Profissionais da rede pública são alvo de atualização neste mês

 Profissionais de saúde da rede pública de São Gonçalo realizam, neste mês de março, capacitação sobre o pré-natal. O objetivo do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism), do Departamento de Programas (Depro), da Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo, é levar atualização de conhecimento e melhoria na assistência para as usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

     Aproveitando o mês de março em alusão ao Dia da Mulher, a capacitação colocou em foco o pré-natal. “As atualizações são sobre o pré-natal de risco habitual, pré-natal de alto risco e os fluxos dos atendimentos às gestantes com infecções sexualmente transmissíveis (ISTs – HIV e sífilis) e para aquelas que desejam fazer o planejamento reprodutivo”, disse a enfermeira do Paism, Marta Belleza.

     O Ministério da Saúde orienta que a gestante deve procurar uma unidade de saúde da família (USF) mais próxima de sua residência para avaliação de inclusão nas consultas de pré-natal. A mulher grávida deve iniciar o pré-natal na atenção básica tão logo descubra ou desconfie que esteja grávida, preferencialmente até a 12ª semana de gestação.

      “O objetivo deste acompanhamento de pré-natal é assegurar o desenvolvimento saudável da gestação, permitindo um parto com menores riscos para a mãe e para o bebê. Todas as unidades são capacitadas para a realização do pré-natal de risco habitual. Quando necessário, o profissional encaminha a gestante ao pré-natal de alto risco para avaliação e acompanhamento do obstetra, mantendo o seu acompanhamento também na sua unidade de origem”, explicou o secretário de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha.

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content