Início > Saúde > Saúde de São Gonçalo inscreve para fórum de saúde mental

Saúde de São Gonçalo inscreve para fórum de saúde mental

Compartilhe isso:


Publicado em:  13/05/2025

Evento acontece no dia 22 deste mês, no auditório da Uerj

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo realiza o Fórum Intersetorial de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas no auditório da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), no Patronato, no próximo dia 22, a partir das 8h30. Os interessados podem se inscrever através do link: https://forms.gle/1GqG1enCzabzfUVM8. A participação está sujeita à lotação do espaço, que comporta 240 pessoas. 

O tema do fórum será “Saúde Mental na Atenção Primária: desafios e estratégias para o cuidado na Raps (Rede de Atenção Psicossocial). Além de ressaltar a importância da Luta Antimanicomial, que tem seu dia nacional lembrado no dia 18, o fórum vai discutir ações para a melhoria dos atendimentos de saúde mental na cidade. 

“O objetivo é a discussão coletiva de estratégias para a superação de desafios no tocante à oferta de atendimento em saúde mental, em especial na Atenção Primária. Esse fórum vai acontecer semestralmente”, explicou a coordenadora de Saúde Mental, Elaine de Souza Xavier Dias.

O evento vai discutir a Política Pública de Saúde Mental do Município, envolvendo outros setores indispensáveis à integralidade dos serviços de saúde mental. A lei nº 8080/90, que institui o Sistema Único de Saúde (SUS) e define os seus princípios, diretrizes e objetivos, também será avaliada na composição dos atendimentos de saúde mental. 

“A Rede de Atenção Psicossocial foi instituída pela portaria nº 3.088/2011. Ela garante a qualidade dos serviços prestados aos usuários da rede e implanta pontos de atenção para as pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. Esses atendimentos começam pela Atenção Básica, passam pela Especializada e podem chegar à Urgência e Emergência. Por isso, a importância da discussão deste fórum”, opinou o subsecretário da Atenção Especializada, Vinícius Quintam. 

O auditório da Uerj fica na Rua Francisco Portela, 1470, Patronato. 

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content