Início > Saúde > Saúde de São Gonçalo tem aumento de 350% no número de atendimentos

Saúde de São Gonçalo tem aumento de 350% no número de atendimentos

Compartilhe isso:


Publicado em:  20/07/2025

Percentual recorde é registrado após investimentos nos últimos quatro anos da atual gestão

O número de atendimentos na Saúde de São Gonçalo, nos últimos anos, teve um crescimento de 350%. Nos primeiros quatro anos da atual gestão, a Prefeitura de São Gonçalo investiu na construção e revitalização de unidades de saúde, aquisição de novos equipamentos e estratégias. O resultado pode ser visto, contabilizado e comprovado nos primeiros meses deste ano do segundo mandato do prefeito Capitão Nelson: o percentual recorde de crescimento na realização dos serviços.

O número de atendimentos nas unidades de saúde cresceu de forma significativa, beneficiando milhares de famílias, comparando os primeiros meses do primeiro ano de governo, em 2021, com os primeiros meses deste ano. E as mudanças aconteceram em todos os setores da saúde – desde a Atenção Básica, passando pela Atenção Especializada, Coletiva, Odontológica e chegando à Urgência e Emergência. 

Na rede da Atenção Básica, de janeiro a abril de 2021, foram realizados 422.386 serviços contra 1.902.439 no mesmo período deste ano, um aumento de mais de 350%. Foram 134.934 atendimentos, 173.926 procedimentos, 53.161 consultas médicas e 60.365 atendimentos de enfermagem em 2021. E neste ano, já foram contabilizados 618.507 atendimentos, 750.095 procedimentos, 285.890 consultas médicas e 247.947 atendimentos de enfermagem. 

Na Especializada, de janeiro a maio de 2021, foram 29.869 consultas com especialistas como pediatras, cardiologistas, ginecologistas e urologistas; e exames realizados na Clínica da Criança, na Clínica do Barro Vermelho, Espaço Rosa, CER III e nos PAMs Neves e Coelho. Neste ano, até o fim de maio, foram feitos 121.220 procedimentos nos mesmos locais, quase 306% a mais. 

E só o Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg), inaugurado há dois anos, já efetivou 1,5 milhão de consultas, exames e procedimentos: 943.529 exames, 385.855 consultas de especialistas e 176.584 serviços odontológicos, de enfermagem, de fisioterapia e de serviço social. 

Os dois Centros de Atendimentos Veterinários Municipais (Cavems) – Mutuá e Alcântara, também inaugurados na gestão do Capitão Nelson – somam 10.801 consultas, 18.324 castrações e 4.398 aplicações de vacinas antirrábicas, um total de 33.523 serviços que não eram oferecidos na cidade anteriormente. 

Na Subsecretaria de Urgência e Emergência – responsável pelas Unidades Municipais de Pronto Atendimento do Pacheco, Nova Cidade e Santa Luzia; Maternidade Municipal Mário Niajar, em Alcântara; os prontos socorros Central e Infantil; Hospital Luiz Palmier, os três no Zé Garoto; e do Hospital de Retaguarda Gonçalense, no Centro; os números passaram de 33.088 para 62.648, um aumento de 89,3%.

O Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR) contabilizou 12.749 cirurgias e 24.896 consultas até o fim de maio deste ano em dois anos e meio de existência.  O HCCOR é uma unidade de alta complexidade que trouxe para a cidade as cirurgias e procedimentos oncológicos e de coração que os gonçalenses nunca imaginaram ter acesso no município.

Na área da Odontologia, de janeiro a abril de 2021 foram feitos 40.484 contra 80.359 no mesmo período de 2025, um aumento de 98%. Foram 12.736 atendimentos e 27.748 procedimentos nas unidades de saúde da família (USFs) em 2021. E de janeiro a abril de 2025, foram 32.683 atendimentos e 47.676 procedimentos. 

“Mesmo diante dos desafios enfrentados em todo o sistema de saúde pública, nós conseguimos ampliar a oferta de atendimentos, garantir maior acesso aos serviços e proporcionar mais qualidade no cuidado com o gonçalense. Mas sempre vou repetir que não faço nada sozinho. Por isso, quero agradecer ao deputado federal Altineu Côrtes que tem sensibilidade e compromisso destinando emendas parlamentares para a saúde de São Gonçalo”, revelou o prefeito Capitão Nelson.

Neste segundo mandato, os avanços na saúde vão continuar. Há unidades da rede básica sendo revitalizadas e a clínica de Neves e o novo hospital da cidade no Centro estão em construção. Em parceria com o Governo do Estado do Rio, o hospital terá centro cirúrgico para operações de baixa e média complexidades; e 160 leitos, entre enfermaria e Centro de Tratamento Intensivo (CTI), um aumento de mais de 200%. A nova Clínica da Lagoinha será inaugurada no fim deste mês. 

Legado para o município – A porta de entrada para a prevenção e tratamento de várias doenças é através das unidades da Atenção Básica, que já teve 55 unidades reformadas e tem outras sete em andamento. Fazem parte dessas entregas as novas unidades: Clínica Municipal Gonçalense do Colubandê, Unidades de Saúde da Família (USFs) José Bruno Neto, Boa Vista; Bandeirantes, Itaúna, Água Mineral e Vista Alegre, inaugurada no início de junho deste ano.    Os cuidados com a saúde continuam na Atenção Especializada, que ganhou o novo PAM Neves e o Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg), no Vila Três, há dois anos. Esta última unidade representa muito mais do que números. É a conquista de ter dentro da cidade um centro de imagens de última geração e que facilita o acesso a exames e consultas dentro do município. E, futuramente, será entregue o novo PAM Coelho, que está em fase final de revitalização.   

“Eu também tenho que agradecer ao governador do nosso Estado, Cláudio Castro, que acredita no nosso trabalho e investe na cidade para que os gonçalenses tenham uma melhor qualidade de vida com as novas unidades. Não posso esquecer do então secretário municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas, que hoje é secretário de Estado das Cidades, e que desenvolveu todos esses projetos da saúde. Sem essas parcerias, muitas realizações não seriam possíveis”, concluiu o chefe do Executivo.  

Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães e Renan Otto

Notícias relacionadas

Skip to content