Início > Saúde >  Saúde de São Gonçalo trabalha para zerar filas na Regulação

 Saúde de São Gonçalo trabalha para zerar filas na Regulação

Compartilhe isso:


Publicado em:  18/06/2022

Meta é realizar todos os exames de imagens acumulados até o final do ano

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo vai zerar todas as filas de exames de imagens até o fim de 2022. A primeira foi da mamografia, que está zerada desde março deste ano. A próxima será da densitometria óssea. Esses resultados são possíveis por conta de muito trabalho e empenho das equipes, aquisição de equipamentos, mudanças de gestão e novos contratos de prestadores de serviços.   

     “As filas de exames de imagens eram as maiores desde o início da gestão do Capitão Nelson. São filas que antecedem a gestão do prefeito por conta de problemas administrativos e de, praticamente, dois anos sem a realização dos exames por conta da pandemia do coronavírus. As maiores eram mamografia e as ultrassonografias transvaginal e de abdômen total. Já zeramos a mamografia e vamos alcançar este resultado em todos os demais exames”, disse Renata Nascimento, subsecretária de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria.

     Para dar conta dos pedidos, três novos prestadores de serviços da cidade foram contratados e os exames já estão sendo regulados. A intenção é acabar com todas as filas dos exames de imagem até o fim deste ano. E com a inauguração da Policlínica do Vila Três, que abrigará um centro de imagens de última geração, São Gonçalo – além de conseguir atender toda a população – poderá prestar serviços para outras cidades, gerando mais renda para a saúde do município. 

     “A Policlínica do Alcântara, no Vila Três, terá condições de suprir todas as demandas da cidade. O espaço, que é próprio, tem capacidade técnica para atender toda a população”, explicou Renata.  

     Em relação às cirurgias, a cidade realiza mutirões de hérnia no Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto, que também começou a realizar cirurgias oncológicas de mama, tireoide e ginecológica. Todas as outras cirurgias que são de competência da cidade também estão sendo realizadas. “Também devemos começar a fazer mais um procedimento oftalmológico (injeção intravítrea), que tem mais procura na cidade; e a cirurgia de retina já começou a ser feita. Estamos trabalhando para atender as necessidades da população”, acrescentou Renata.  

Marcações – Todas as consultas para as unidades de saúde da rede pública de São Gonçalo são marcadas através da Central de Regulação da Semsa. Para marcar, o gonçalense pode procurar qualquer unidade de saúde da rede municipal, independente se será atendido naquele local. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço, que será agendado em local que for mais próximo de sua residência. 

     É necessário que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde. Se houver alguma pendência no pedido, os funcionários das unidades de saúde avisam ao paciente para que regularize a situação. Com qualquer pendência, o paciente não é chamado.  

     “Os moradores devem manter seu cadastro atualizado, tanto o telefone quanto o endereço. Muitas vezes, ligamos e não conseguimos falar com as pessoas. Outras, as pessoas atendem e dizem que não podem dar o recado. Isso prejudica o nosso trabalho e o atendimento das pessoas, que continuam na fila aguardando sem conseguir suas consultas e exames”, finalizou a subsecretária.

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content