Início > Funasg > Saúde do Servidor: psicólogas abordam Síndrome de Burnout

Saúde do Servidor: psicólogas abordam Síndrome de Burnout

Compartilhe isso:


Publicado em:  16/04/2019

A Síndrome de Burnout é caracterizada como um estado de exaustão mental, psicológico e físico, ligada diretamente ao ambiente de trabalho de cada pessoa. Para ajudar a esclarecer os sintomas, tratamento e forma de prevenção, a terceira edição do projeto Saúde do Servidor recebeu três psicólogas da Fundação Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (FUNASG) para abordar este tema.

Burnout é uma palavra oriunda da língua inglesa e é usada como sinônimo de esgotamento. Esta síndrome tem a ver com a pressão e excesso de responsabilidade que a pessoa assume em seu trabalho, bem como a forma em que ela lida com as pressões exteriores.

Sintomas

“A síndrome pode ser confundida com estresse, mas, na verdade, está ligada à área ocupacional. O isolamento social, disfunção gastrointestinal, depressão, apatia e cansaço estão entre os principais sintomas. Muitas vezes, a família e amigos podem ajudar na detecção deste quadro, verificando a mudança de comportamento”, explicam as psicólogas Vanessa Mussi e Anna Carolina Andrade.

Tratamento

O acompanhamento psicológico deve ser feito, bem como o auxílio de medicamentos em casos de depressão e ansiedade. Também é essencial o apoio de amigos e familiares na melhora da autoestima do paciente.

Prevenção

“É preciso criar estratégias dentro do trabalho para reduzir a pressão e o estresse. Inserir hábitos saudáveis na rotina, como passeios e atividades físicas. Além disso, dormir e se alimentar bem também auxiliam para uma boa saúde. Quando detectada a síndrome, o ideal é evitar o uso de álcool e outras drogas – pois podem aumentar a confusão mental – e também evitar a automedicação”, completa a psicóloga Polyana Loureiro.

Projeto

O “Saúde do Servidor” irá trabalhar com uma temática vivenciada no dia a dia dos servidores, seus dependentes e da população em geral. Todo mês, um profissional da Fundação Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (FUNASG) irá desmistificar um assunto e torná-lo mais acessível ao público. O intuito é levar dicas de especialistas aos gonçalenses, com ênfase na multiplicação de informações úteis e relevantes.

A FUNASG tem como objetivo prestar assistência à saúde do servidor municipal. As marcações de consultas podem ser feitas pelo site ou pelos telefones 21-3513-7383 e 21-3513-7202, cujos atendimentos são para os servidores e dependentes regularmente inscritos na órgão.

Autor: Aaron Cesar
Foto: Jonas Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content