Início > Saúde > Saúde finaliza reforma em lactário do HLP

Saúde finaliza reforma em lactário do HLP

Compartilhe isso:


Publicado em:  18/08/2023

Espaço fornece fórmulas lácteas para hospitais   

Bebês e crianças internadas nas unidades de saúde municipais de São Gonçalo e que necessitam de fórmulas para alimentação ganharam um lactário reformado e novinho esta semana. O espaço, que fica no Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto, foi revitalizado para seguir as Resoluções da Diretoria Colegiada (RDC) 12 e 63, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), deixando-o mais organizado e limpo. 

O espaço recebeu pintura, torneiras e pisos novos para evitar acidentes. Com a mudança, o lactário está dentro das normas das RDCs 12 e 63 – que versam sobre os padrões microbiológicos para alimentos e requisitos de boas práticas para funcionamento de serviços de saúde, fundamentados na qualificação, humanização da atenção e gestão e redução e controle de riscos aos usuários e meio ambiente, respectivamente. 

O lactário é o local que prepara, higieniza e distribui preparações lácteas e fórmulas infantis, atendendo o serviço de pediatria, incluindo a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica, Unidade Semi-Intensiva neonatal, emergência pediátrica e outros leitos hospitalares em que haja lactentes e crianças que fazem uso de fórmulas infantis. As fórmulas lácteas preparadas seguem rigorosas técnicas de controle higiênico – sanitário e microbiológico. 

“Na impossibilidade total da criança receber leite materno, ela não deve usar leite de vaca, pois pode prejudicar o desenvolvimento da criança. Por isso, nossas unidades infantis utilizam as fórmulas, que facilitam a digestão do bebê e são enriquecidas com nutrientes que ele precisa”, explicou a coordenadora do lactário, Rafaella Hoffmann. 

O setor fornece cerca de 2.500 frascos de fórmulas lácteas para unidades como o Pronto Socorro Infantil Darcy Vargas (PSI), no Zé Garoto; e 7.000 frascos para a Maternidade Municipal Dr. Mário Niajar, em Alcântara, mensalmente. As fórmulas são diferentes para atender as exigências nutricionais de cada fase do desenvolvimento de um bebê. “Utilizamos fórmulas para prematuros, sem lactose, hipoalergênicas, à base de soja, entre outras, e, por isso, seu uso deve ser sempre recomendado por um pediatra ou nutricionista”, contou Rafaella. 

Além das fórmulas especiais, o local também fornece água filtrada e fervida para pacientes que estão com dieta por meio de sonda (dieta SNE – enteral) em enfermarias ou no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Luiz Palmier (HLP) e no PSI. São produzidos 900 frascos por mês. “Essa água filtrada e fervida é de suma importância para estes pacientes para mantê-los hidratados, evitando a descompensação e constipação”, finalizou Rafaella.

Autor: Ascom
Foto: Fábio Guimarães
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content