Saúde e Defesa Civil
Saúde reforça ações para controle do mosquito da dengue
04/05/2025
A Secretaria Municipal de Saúde, que todos os anos disponibiliza postos volantes de vacinação contra a gripe influenza para os funcionários, imunizou, nesta quinta-feira (17), 250 servidores da sede da Prefeitura Municipal de São Gonçalo. Ao todo, 62 mil pessoas foram imunizadas em toda cidade desde o início da campanha.
“Todas as salas de vacina do município estão participando da campanha. Essas ações são essenciais para que possamos imunizar o máximo possível de pessoas”, explica o prefeito José Luiz Nanci.
A servidora pública Renata Carvalho, 36 anos, disse que a iniciativa facilita a vida dos servidores. “Moro na Penha, saio bem cedo de casa e acabo não tendo tempo pra ir ao posto. Todo ano fico no aguardo para me imunizar aqui”, afirma.
O objetivo é facilitar a vida das pessoas que trabalham nas repartições públicas para que elas tenham a oportunidade de tomar a vacina sem precisar se ausentar das atividades. O setor de imunização está realizando ações extramuros, fora das unidades de saúde, em diversos locais, como Condomínio Residencial Venda da Cruz, Caps Paulo Marcos Costa, na Parada 40, Abrigo Cristo Redentor, Umpa de Nova Cidade, Hospital Estadual Alberto Torres, hospitais privados e Clínica Nossa Senhora das Vitórias.
A meta é imunizar 90% do público alvo, o equivalente a 182.340 pessoas da zona urbana e rural do município. A campanha de vacinação segue até 1º de junho em todo o estado. Os idosos compreendem o grupo de maior procura pela vacina até o momento, com cerca de 26 mil doses aplicadas em pessoas deste grupo, o que representa 26,5% de adesão à campanha.
O secretário de Saúde, Jefferson Antunes, alerta para a baixa procura no grupo de crianças que devem se vacinar. Até o momento, apenas 8,8% das crianças do município foram vacinadas. “É importante que todos se imunizem, principalmente crianças e idosos. Como o inverno é a época do ano em que as pessoas costumam estar mais gripadas, a vacina é aplicada no outono para que a mesma estimule o sistema imunológico a tempo e proteja a pessoa vacinada”, explica Jefferson Antunes.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Jonas Guimarães
Fonte: Semsa
Notícias relacionadas
Mais Acessados