Saúde e Defesa Civil
Saúde reforça ações para controle do mosquito da dengue
04/05/2025
A Secretaria Municipal de Saúde inaugura, nesta terça-feira (18), na Maternidade Municipal Dr. Mário Niadjar, em Alcântara, o Espaço Partejar. A sala dedicada ao parto humanizado atua com um conjunto de práticas e procedimentos que buscam readequar o processo de parto dentro de uma perspectiva menos medicalizada, mais humana e acolhedora.
“Dentre as metas realizadas na área da saúde, esta é mais uma que já está beneficiando centenas de famílias gonçalenses. Desde a reinauguração da maternidade, já realizamos 50 mil atendimentos e pretendemos continuar com a qualidade dos serviços da unidade, que é referência na região”, declara o prefeito José Luiz Nanci.
Segundo o secretário de Saúde, Jefferson Antunes, o parto humanizado traz inúmeros benefícios para mãe e bebê, com a mínima intervenção médica. “Em um parto humanizado, a ação é toda da mulher que segue o processo fisiológico do parto”, explica o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.
De maio de 2017 a agosto de 2018, cerca de sete mil crianças nasceram na unidade, que realiza em média 450 partos ao mês. Utilizando o conceito de assistência humanizada, a preferência na hora do parto é de realizar mais partos normais do que cesárias.
“A nossa maternidade tá inserida na normativa da rede cegonha que preconiza o parto normal sem procedimentos invasivos, contato precoce com o bebê no período pós parto e o estímulo ao aleitamento materno, envolvendo a participação da família em todo o período da internação, inclusive no momento do parto, temos enfermeira obstetriz que ajuda nas ações não farmacológicas para ajudar a proporcionar parto normal com menos desconforto”, explica a diretora geral da unidade, Adriana Freire.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados