Início > Saúde > Saúde moderniza centros cirúrgicos do HLP

Saúde moderniza centros cirúrgicos do HLP

Compartilhe isso:


Publicado em:  29/08/2023

Unidade municipal de São Gonçalo recebe melhorias

O Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto, não para de receber melhorias. E, desta vez, com a modernização dos três centros cirúrgicos, a unidade vai aumentar a capacidade de realização de cirurgias e passar a oferecer outras. E não é só isso. A unidade também ganhou um auditório para pequenas reuniões e reformas do lactário, da Central de Material Esterilizado (CME) e do refeitório. 

O centro cirúrgico conta com três salas, que foram revitalizadas e receberam novos aparelhos de climatização, mesas cirúrgicas, bisturi elétrico e duas torres de vídeo – utilizadas para auxiliar as cirurgias feitas através de câmera, como as de vesícula e de hérnia e que facilitarão a introdução de novas operações. 

Outra aquisição de grande relevância é o arco cirúrgico em C, que possibilita realizar exames durante as cirurgias fornecendo imagens de alta resolução em tempo real. O equipamento permite que sejam realizadas cirurgias menos invasivas, já que determinam com exatidão os locais de intervenção. Normalmente, ele é utilizado em cirurgias gerais, ortopédicas, vasculares e do trato urinário.

“A modernização vai trazer mais agilidade. Além de aumentar em 50% a quantidade de cirurgias já realizadas na unidade, ainda vamos realizar outras, como cirurgias de cálculo renal, vasculares, ortopédicas, de inserção do cateter duplo j e arteriografia, por exemplo”, disse o diretor médico do HLP, Sérgio Moutinho.

Atualmente, o hospital realiza uma média de 235 cirurgias por mês das especialidades de ginecologia (histerectomia e ooforectomia), cirurgia geral (hérnia e vesícula), dermatologia, urologia, cabeça e pescoço e buco maxilo facial. O aumento na quantidade das cirurgias e a inserção dos novos procedimentos devem ser iniciados até o fim deste ano. Mais uma mudança positiva para os pacientes é o tempo de realização dos exames e consulta do risco cirúrgico. 

“Se temos cardiologista, laboratório para fazer o exame de sangue e o aparelho de raio-x, por que não agendamos tudo por aqui? Os pacientes levavam de 20 a 30 dias para retornarem com os pedidos para o risco cirúrgico e, muitas vezes, não voltavam por vários motivos. Hoje, ele já sai da unidade com os procedimentos necessários agendados e tem os resultados em cinco dias. Quando volta para a consulta, ele já marca a cirurgia”, explicou Moutinho.  

Reformas – A unidade também recebeu reformas na Central de Material Esterilizado (CME), lactário e refeitório. O CME realiza a esterilização dos materiais usados em todas as unidades hospitalares de saúde da cidade. O lactário é o local onde são produzidas as fórmulas especiais para bebês e crianças internadas nas unidades de saúde municipais e água filtrada e fervida para pacientes que estão com dieta por meio de sonda (dieta SNE – enteral) em enfermarias ou no Centro de Tratamento Intensivo (CTI). 

“Os hospitais de urgência e emergência estão passando por mudanças significativas. E o HLP não podia ficar de fora. Estamos investindo para melhorar e ampliar as cirurgias e os serviços realizados no local. Não viemos para a unidade só para administrar, mas para fazer melhor. E, além das mudanças físicas, também mudamos vários fluxos de trabalho, que já estão trazendo melhores resultados, como internações mais rápidas, deixando mais leitos disponíveis”, finalizou Rodrigo Bastos de Souza, diretor administrativo.        

Os gonçalenses que têm indicação para cirurgia eletiva devem procurar qualquer unidade de saúde para ser inserido no sistema da Central de Regulação. Aqueles que já estão inseridos no sistema devem manter os contatos telefônicos atualizados. As atualizações também podem ser feitas em qualquer unidade de saúde da rede municipal de São Gonçalo.   

 

Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content