Início > Saúde > “Saúde não pode esperar” amplia convênios em São Gonçalo

“Saúde não pode esperar” amplia convênios em São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  06/01/2023

Programa visa dar mais agilidade aos atendimentos a pacientes

A área da saúde de São Gonçalo avança em passos largos. Mais duas importantes clínicas particulares de exames complementares foram incluídas como prestadoras de serviços para a cidade, dentro do Programa Saúde Não Pode Esperar. Com elas, os gonçalenses vão ganhar mais agilidade na marcação de exames oftalmológicos, para o monitoramento da pressão arterial e ultrassonografias, por exemplo. 

     Através de convênio por licitação, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo contratou o Instituto Social Mather (Mather Saúde), no Centro da cidade; e o Projeto Social Cresce Comunidade – Prima Qualitá, no Zé Garoto. A Social Mather começou a atender os gonçalenses nesta sexta-feira (6) e a Prima Qualitá tem exames agendados a partir do dia 9 de janeiro para acelerar a fila de espera da Central de Regulação.

     A Mather Saúde realizará exames de média e alta complexidade de diagnóstico de cardiologia, pneumologia, gastrologia e neurologia. Já a Prima Qualitá prestará os serviços, incluindo consultas, da especialidade de oftalmologia. 

     “Vimos a necessidade da contratação das empresas, de forma complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS), para melhorar o atendimento aos pacientes. As empresas vão realizar endoscopia, MAPA, Holter, teste de esforço, eletros, ultras, exames oftalmológicos, como mapeamento de retina, consultas médicas especializadas, procedimentos cirúrgicos e acompanhamento pós-cirúrgico, entre outros”, enumerou o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha.     

     As clínicas vão somar aos serviços já oferecidos em outras unidades conveniadas e próprias. A intenção é atender a todos que estão na fila de espera dos exames contratados. Além das novas clínicas, o Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg), em Vila Três, que será inaugurado este ano, também oferecerá os serviços. 

     No espaço também serão realizados os seguintes exames: ressonância magnética, tomografia, cintilografia, raio-x, endoscopia, ultrassonografia, mamografia, ergometria, ultrassonografia e eletrocardiograma.

     Vale lembrar que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) não podem ir direto às clínicas para fazer os exames. Para a realização, os gonçalenses têm que dar entrada no sistema da Central de Regulação da Semsa, que vai marcar os agendamentos. Para isso, os moradores podem procurar qualquer unidade de saúde mais próxima de sua residência. É importante que mantenham os números dos telefones e endereço do cadastro atualizados.  

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content