Início > Saúde > Saúde prioriza reabertura de Centro de Imagem em SG

Saúde prioriza reabertura de Centro de Imagem em SG

Publicado em:  04/01/2021

Fechamento da unidade, pela gestão anterior, deixa centenas de pessoas sem atendimento

O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, determinou ao secretário de Saúde, Dr. André Vargas, que priorize a retomada das atividades do Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem, no Zé Garoto. No apagar das luzes, o ex-prefeito José Luiz Nanci determinou o fechamento da unidade no final de dezembro por ato administrativo, deixando centenas de pessoas sem atendimento. A Central Municipal de Regulação da Secretaria de Saúde já está atuando para avisar aos pacientes com exames marcados para os próximos dias. Cerca de 60 pacientes que fariam exames neste último final de semana já foram remanejados.

Surpreendido com o fechamento do centro de imagens, que realizava cerca de 150 exames por dia e funcionava diariamente, inclusive nos finais de semana, o prefeito Capitão Nelson tem como prioridade resolver o quanto antes a questão e reduzir a fila de exames. A Central de Regulação já está encaminhando os pacientes para outras unidades da rede, a fim de que não deixem de ser atendidos. “A população não ficará sem atendimento”, garantiu o prefeito.

O prefeito também determinou que a Procuradoria Geral do município viabilize o quanto antes um contrato emergencial para a retomada do atendimento. A unidade conta com servidores municipais atuando na prestação dos serviços, mas os equipamentos eram alugados da empresa privada Ultra Rad. Durante a transição, a nova equipe de governo verificou a inexistência de contrato com tal empresa e uma dívida de R$ 11 milhões. O contrato foi findado em outubro de 2018 e não renovado.

“Estamos buscando, por meios legais e muita transparência, uma forma de retomar o quanto antes o atendimento no centro de imagens. A nova gestão municipal está pautada pela austeridade e seriedade com os recursos públicos. A Saúde é nossa prioridade e não deixaremos de atender a população. Mobilizamos os servidores e a Central de Regulação para equacionar o problema e os pacientes serão atendidos em outras unidades até que possamos reabrir o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem, fundamental para cuidarmos de nossa gente”, garantiu Capitão Nelson.

O Centro de Diagnóstico por Imagem oferece os exames de densitometria óssea, ressonância magnética, ultrassonografia, mamografia e ecocardiograma.